Durante reunião de ministros da Defesa no Brasil na última semana, Pål Jonson assinou uma carta de intenções sobre ampliação da cooperação na área de aviação. A carta de intenções significa que se inicia o processo de aquisição do C-390 como uma nova aeronave de transporte militar para as Forças Armadas Suecas.
“Isso significa que podemos dar um passo tão esperado e iniciar o processo de substituição de nossas atuais aeronaves de transporte pela aeronave C-390. Agora podemos começar o trabalho para garantir a necessidade operacional de uma capacidade de aviação de transporte tático de longo prazo”, afirmou o Chefe do Estado-Maior da Defesa, Tenente-General Carl-Johan Edström, para reportagem de Guilherme Wiltgen, do Defesa Área e Naval.
O atual avião de transporte militar das Forças Armadas, o TP 84 Hercules, é antigo, a aeronave atende as Forças Armadas há mais de 50 anos e o processo de substituição já está em andamento há muito tempo. A carta de intenções assinada é, portanto, uma mensagem de boas-vindas, pois foi importante conseguir uma substituição.
“É muito gratificante que nos aproximemos agora de uma solução de longo prazo e o C-390 é uma plataforma altamente qualificada e com grande potencial de desenvolvimento. Agora estamos totalmente focados em implementar esta capacidade absolutamente central o mais rápido possível”, disse o Chefe da Força Aérea, Major General Jonas Wikman.
A declaração de intenções assinada visa fortalecer as relações bilaterais de longo prazo entre a Suécia e o Brasil na área de aeronaves de transporte tático e aeronaves de combate. O C-390 é fabricado pela brasileira Embraer e é uma aeronave de transporte tático de médio porte com capacidade para transportar até 80 pessoas ou 26 toneladas de carga