quarta-feira 27 de novembro de 2024
Turboélice A-29 Super Tucano - Foto: Sgt. Müller Marin/FAB
Home / NOTÍCIAS / FAB vai modernizar 68 A-29 Super Tucanos já a partir do início de 2025
quarta-feira 27 de novembro de 2024 às 11:51h

FAB vai modernizar 68 A-29 Super Tucanos já a partir do início de 2025

NOTÍCIAS


A Força Aérea Brasileira (FAB) vai lançar o programa de modernização de sua frota de 68 aeronaves Embraer A-29 Super Tucano no início de 2025, revelou um oficial à Shepard Media.

O processo, que busca atualizar as capacidades tecnológicas dessas aeronaves, utilizadas tanto como caças leves quanto como para treinamentos avançados, terá início com estudos de viabilidade técnica e operacional.

O anúncio oficial desta iniciativa ocorreu durante a feira internacional Paris Air Show 2023, em junho do ano passado, quando a FAB e a Embraer firmaram um acordo para a realização de estudos relacionados à modernização de meia-vida (MLU, MidLife Upgrade) do modelo A-29 Super Tucano.

Com as melhorias previstas, orçadas em R$ 2 bilhões, as aeronaves passarão a ser designadas como A-29M, incorporando inovações tecnológicas que as aproximarão do nível operacional dos avançados caças F-39E/F Gripen.

As atualizações previstas englobam a substituição de aviônicos possivelmente fornecidos pela empresa israelense Elbit, além de novos sensores.

Os Super Tucanos também terão sua estrutura reforçada além de incluí-los no sistema Datalink BR-2, de comunicação com outras aeronaves da FAB.

Baseado no EMB-312 Tucano, o A-29 foi desenvolvido para prover treinamento avançado para os pilotos da FAB, mas também servir como aeronave de apoio aproximado e patrulhamento de fronteiras, sobretudo nas regiões Centro-Oeste e Norte, onde interceptam aviões do tráfego de drogas com certa frequência.

A FAB encomendou 99 deles há 21 anos e deve mantê-los ao menos até o fim da década de 2030.

Após um período sem novos operadores, a Embraer fechou a venda de 18 Super Tucanos para o Uruguai e Paraguai neste ano.

Veja também

Bolsas da Europa fecham sem sinal único, com cautela por tarifas de Trump e atividade

As bolsas da zona do euro fecharam na maioria em queda, enquanto o mercado em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!