Em sua décima edição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o Mutirão do Natal deste ano foi lançado nesta terça-feira (5), no Espaço Cultural Josaphat Marinho, na presença de parlamentares, representantes da Igreja Adventista do Sétimo Dia e servidores da Casa. Animado por uma banda gospel, o evento mobilizou os presentes a doação de alimentos não perecíveis para o Natal das comunidades carentes de Salvador.
Presente na abertura da campanha, o pastor Landerson Santana explicou que campanha foi criada, há 30 anos, pela Igreja Adventista de Botafogo, no Rio de Janeiro, inspirada no programa Ação da Cidadania, criado pelo sociólogo Herbert de Souza, para mobilizar os segmentos da sociedade brasileira na busca de soluções para as questões da fome e da miséria.
“Na época, começou como uma gincana, uma brincadeira com amigos, pra ver qual a equipe arrecadava mais, e nessa brincadeira foram arrecadados entre 30 a 40 toneladas em uma semana. Desde então, a campanha se espalhou pelo Brasil e atualmente arrecada mais de quatro milhões de quilos de alimentos, a cada ano”, relatou.
Solidariedade
Há dez anos, o Mutirão de Natal foi trazido para a AL-BA pela servidora Tcheny Britto, também com o objetivo de sensibilizar e mobilizar todos os setores da instituição para a doação de alimentos à população carente, para que tenha uma ceia digna no Natal. Na primeira edição foi arrecadada meia tonelada e, com o crescimento do movimento, chegou a duas toneladas.
Segundo Tcheny, o sucesso do mutirão se deve à generosidade dos parlamentares e servidores. “As pessoas são muito solidárias, elas mesmas perguntam pelo mutirão e isso me emociona espiritualmente, porque a gente vê que nós, seres humanos, somos movidos desse espírito de bondade, de solidariedade, de amor, que é isso que Deus plantou em nosso coração”, afirmou.
Presente na abertura, a deputada Ivana Bastos (PSD) parabenizou os organizadores da campanha e ressaltou emocionada a importância da iniciativa para garantir um natal digno para as pessoas mais necessitadas de Salvador.
Os interessados em doar podem deixar alimentos não perecíveis em uma caixa instalada no Espaço Cultural Josaphat Marinho da AL-BA.