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quinta-feira 29 de agosto de 2024 às 14:58h

ANTT avança com leilão de concessão para modernizar e expandir as BRs

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A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por meio de sua Superintendência de Concessão da Infraestrutura, avança com o leilão da concessão do sistema rodoviário BR-060/452/GO, conhecido como Rota Verde. Com uma extensão total de 426,2 km, esse trecho conecta Goiânia ao entroncamento da BR-452 em Rio Verde, continuando até o encontro da BR-153 em Itumbiara, passando pelo Contorno Sul de Goiânia.

A decisão foi tomada nesta quinta-feira (29) durante a 84ª Reunião de Diretoria Extraordinária. O investimento total previsto é de R$ 6,8 bilhões. Segundo a ANTT, este projeto de concessão representa um marco muito importante para a infraestrutura nacional e vai impulsionar a melhoria das rodovias para o transporte de mercadorias e o tráfego diário de milhares de motoristas que passam pelo local. Isso porque, ao longo dos anos, o aumento do tráfego, especialmente ligado à forte presença da agropecuária na região, reforçou a necessidade de modernização e expansão dessas vias.

O processo que culmina neste leilão foi conduzido por anos e envolveu diversas fases de aprovação e consulta pública. Inicialmente, o Tribunal de Contas da União (TCU) deu sinal verde para o projeto e o Ministério dos Transportes formalizou o plano de outorga que orientará a concessão. Além disso, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) desempenhou um papel fundamental na condução dos estudos de viabilidade, que apontaram a concessão como a melhor solução para garantir a excelência na operação e manutenção dessas rodovias.

Para o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, o foco do projeto de concessão da Rota Verde é a manutenção e recuperação da infraestrutura já existente.

“Isso inclui a implantação de melhorias, monitoramento contínuo e a expansão da capacidade da via. Tudo isso se traduz em uma rodovia mais segura, eficiente e confortável para todos os usuários, promovendo um tráfego mais fluido e reduzindo os tempos de viagem”, reforçou Vitale
A participação ativa da sociedade foi outro ponto alto desse processo. Uma audiência pública reuniu contribuições essenciais, que ajudaram a moldar o projeto final, garantindo que ele atendesse aos anseios da comunidade e às necessidades técnicas e econômicas do país. As melhorias sugeridas e incorporadas, como resultado desse diálogo aberto, foram essenciais para refinar o plano de concessão, garantindo sua relevância e eficácia a longo prazo.

O diretor da ANTT Lucas Asfor, relator do processo, disse que agora, com o edital de concessão pronto para ser publicado, a expectativa é de que o leilão, previsto para 12 dezembro de 2024, atraia a atenção de investidores dispostos a contribuir para a transformação da infraestrutura rodoviária no Brasil. “A ANTT trabalha para garantir que todas as etapas do processo sejam conduzidas com transparência e eficiência, refletindo o compromisso da Agência com o desenvolvimento sustentável e a melhoria contínua dos serviços oferecidos à população”, disse Fonseca.

Obras de ampliação de capacidade e melhorias
Ao todo, nas obras de ampliação de capacidade, estão previstos 31,1 km de duplicação, 20 km de faixas adicionais em pistas duplas e 102,7 km de faixas adicionais em pistas simples. Em obras de melhoria, estão no projeto 28,9 km de vias marginais, 6 retornos em U, 10 retornos em X, 11 rotatórias alongadas, 161 acessos e 36 paradas de ônibus, além de 14 passarelas, dispositivos especiais, barragens acústicas, passagens de fauna e caixas de contenção de produtos perigosos.

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