Com uma rodada de 38 perguntas sobre a obra “Constituição em Miúdos”, uma publicação do Senado Federal, a Escola do Legislativo encerrou, nesta quinta-feira (22), a Gincana do Saber/2024, Edição Estagiários, um projeto educativo que mobilizou estudantes do Programa de Estágio da Assembleia Legislativa da Bahia. Cidadania, Democracia, Direitos e Deveres: esses pilares, que representam a essência da Carta Magna de 1988, foram estudados por 14 duplas de jovens, que participaram de quatro monitorias semanais, entre os meses de julho e agosto, realizando simulados como forma de preparação para a disputa.
Foi uma tarde de competição saudável para saber quem conhecia melhor os capítulos, artigos e leis que compõem a chamada “Constituição Cidadã”, promulgada pelo saudoso deputado Ulysses Guimarães. Uma equipe de servidores da ALBA foi mobilizada para a grande final, realizada nas salas Deputado Herculano Menezes e Deputado Luís Cabral. O instrutor Silas Santos, da Superintendência Parlamentar, foi o responsável pelo suporte aos estudantes, esclarecendo as dúvidas e polêmicas sobre o texto da CF. Coube à coordenadora da gincana, Juliana Melo, apresentar as questões de múltipla escolha, com as quatro alternativas e a resposta correta. Outros funcionários da Casa do Povo atuaram como fiscais, verificando o acerto ou não das respostas.
Temas como trabalho infantil, licença-maternidade, transporte grátis para idosos, carga horária máxima de trabalho, data das eleições municipais, Previdência Social e funções do Supremo Tribunal Federal (STF) foram abordados nas etapas finais do jogo. Fernanda Guedes, diretora da Escola do Legislativo, mostrou-se satisfeita com os resultados alcançados. “Foi uma experiência muito positiva, porque eles estudaram bastante e se dedicaram em conhecer as leis que fazem parte de nossa Constituição. Até nos erros que cometeram, nós explicamos e eles aprenderam. É um prazer ver tantos jovens interessados em saber mais sobre a legislação brasileira”, declarou a gestora.
A primeira Gincana do Saber no Parlamento baiano foi promovida em dezembro do ano passado, com a participação de duas escolas de tempo integral de Salvador. Coordenadora do Programa de Estágio, Laissa Lemos destacou a importância dos estagiários, que trabalham todos os dias em setores diferentes do Legislativo, em saber sobre os direitos e deveres que regem a Lei Maior do país. A gerente do Departamento de Projetos Especiais, Jéssica Freire, considerou que a atividade reforça o papel da cidadania desde cedo, capacitando os jovens de maneira lúdica e interativa. “A Gincana do Saber, ao premiar o conhecimento, motiva os estagiários a se destacarem, valorizando o entendimento sobre o que significa ser um cidadão consciente”, acrescentou.
No jogo de perguntas e respostas, as mulheres largaram na frente, conquistando as três primeiras posições. Com 23 pontos, a dupla Kely e Micaele ficou no terceiro lugar. A dupla Giovanna e Larissa, com 31 pontos, conseguiu a segunda colocação. As campeãs da gincana foram Emanuele e Isabelly, que venceram a acirrada disputa, obtendo 32 pontos. Isabelly Novaes, 17 anos, que estuda no Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação (CEEINFOR) Mãe Stella, no Cabula, está há dois meses estagiando na Assembleia Legislativa. Não cabia em si de felicidade. “Valeu a pena o esforço por ter estudado tanto. Acho importante que os jovens possam saber mais sobre o conjunto das leis que são a base de toda a nossa sociedade”, afirmou.
Também contente com a vitória, a colega Emanuele Alves, de 17 anos, aluna do Colégio Estadual David Mendes Pereira, no bairro de São Rafael, descreve esta quinta-feira como “um dia incrível”, pelo título em uma disputa muito difícil. A estagiária da ALBA fala que aprendeu muito com os ensinamentos que constam no livro Constituição em Miúdos. “Não vou parar. É muito bom conhecer nossa legislação. Vou terminar de ler, para me tornar uma melhor cidadã brasileira”, pontuou a jovem. Todos os participantes da Gincana do Saber foram agraciados com uma medalha. As duplas vencedoras receberam brindes com produtos eletrônicos.