terça-feira 3 de dezembro de 2024
Projeto educativo que mobilizou estudantes do Programa de Estágio da Assembleia Foto: Neuza Costa Menezes/Agência ALBA
Home / EDUCAÇÃO / Escola do Legislativo baiano premia vencedores da ‘Gincana do Saber’
sábado 24 de agosto de 2024 às 09:41h

Escola do Legislativo baiano premia vencedores da ‘Gincana do Saber’

EDUCAÇÃO, NOTÍCIAS


Com uma rodada de 38 perguntas sobre a obra “Constituição em Miúdos”, uma publicação do Senado Federal, a Escola do Legislativo encerrou, nesta quinta-feira (22), a Gincana do Saber/2024, Edição Estagiários, um projeto educativo que mobilizou estudantes do Programa de Estágio da Assembleia Legislativa da Bahia. Cidadania, Democracia, Direitos e Deveres: esses pilares, que representam a essência da Carta Magna de 1988, foram estudados por 14 duplas de jovens, que participaram de quatro monitorias semanais, entre os meses de julho e agosto, realizando simulados como forma de preparação para a disputa.

Foi uma tarde de competição saudável para saber quem conhecia melhor os capítulos, artigos e leis que compõem a chamada “Constituição Cidadã”, promulgada pelo saudoso deputado Ulysses Guimarães. Uma equipe de servidores da ALBA foi mobilizada para a grande final, realizada nas salas Deputado Herculano Menezes e Deputado Luís Cabral. O instrutor Silas Santos, da Superintendência Parlamentar, foi o responsável pelo suporte aos estudantes, esclarecendo as dúvidas e polêmicas sobre o texto da CF. Coube à coordenadora da gincana, Juliana Melo, apresentar as questões de múltipla escolha, com as quatro alternativas e a resposta correta. Outros funcionários da Casa do Povo atuaram como fiscais, verificando o acerto ou não das respostas.

Temas como trabalho infantil, licença-maternidade, transporte grátis para idosos, carga horária máxima de trabalho, data das eleições municipais, Previdência Social e funções do Supremo Tribunal Federal (STF) foram abordados nas etapas finais do jogo. Fernanda Guedes, diretora da Escola do Legislativo, mostrou-se satisfeita com os resultados alcançados. “Foi uma experiência muito positiva, porque eles estudaram bastante e se dedicaram em conhecer as leis que fazem parte de nossa Constituição. Até nos erros que cometeram, nós explicamos e eles aprenderam. É um prazer ver tantos jovens interessados em saber mais sobre a legislação brasileira”, declarou a gestora.

A primeira Gincana do Saber no Parlamento baiano foi promovida em dezembro do ano passado, com a participação de duas escolas de tempo integral de Salvador. Coordenadora do Programa de Estágio, Laissa Lemos destacou a importância dos estagiários, que trabalham todos os dias em setores diferentes do Legislativo, em saber sobre os direitos e deveres que regem a Lei Maior do país. A gerente do Departamento de Projetos Especiais, Jéssica Freire, considerou que a atividade reforça o papel da cidadania desde cedo, capacitando os jovens de maneira lúdica e interativa. “A Gincana do Saber, ao premiar o conhecimento, motiva os estagiários a se destacarem, valorizando o entendimento sobre o que significa ser um cidadão consciente”, acrescentou.

No jogo de perguntas e respostas, as mulheres largaram na frente, conquistando as três primeiras posições. Com 23 pontos, a dupla Kely e Micaele ficou no terceiro lugar. A dupla Giovanna e Larissa, com 31 pontos, conseguiu a segunda colocação. As campeãs da gincana foram Emanuele e Isabelly, que venceram a acirrada disputa, obtendo 32 pontos. Isabelly Novaes, 17 anos, que estuda no Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação (CEEINFOR) Mãe Stella, no Cabula, está há dois meses estagiando na Assembleia Legislativa. Não cabia em si de felicidade. “Valeu a pena o esforço por ter estudado tanto. Acho importante que os jovens possam saber mais sobre o conjunto das leis que são a base de toda a nossa sociedade”, afirmou.

Também contente com a vitória, a colega Emanuele Alves, de 17 anos, aluna do Colégio Estadual David Mendes Pereira, no bairro de São Rafael, descreve esta quinta-feira como “um dia incrível”, pelo título em uma disputa muito difícil. A estagiária da ALBA fala que aprendeu muito com os ensinamentos que constam no livro Constituição em Miúdos. “Não vou parar. É muito bom conhecer nossa legislação. Vou terminar de ler, para me tornar uma melhor cidadã brasileira”, pontuou a jovem. Todos os participantes da Gincana do Saber foram agraciados com uma medalha. As duplas vencedoras receberam brindes com produtos eletrônicos.

Veja também

BYD abre em janeiro de 2025 mais de 10 mil novas vagas de emprego para fábrica de Camaçari

A BYD anunciou nesta segunda-feira (2) que tem plano para contratar 10 mil trabalhadores para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!