quinta-feira 19 de setembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Comitiva de Salvador faz intercâmbio no Rio de Janeiro para conhecer práticas do Acesso Mais Seguro
terça-feira 20 de agosto de 2024 às 15:21h

Comitiva de Salvador faz intercâmbio no Rio de Janeiro para conhecer práticas do Acesso Mais Seguro

NOTÍCIAS


Uma comitiva da Secretaria Municipal de Gestão (Semge) está participando de um intercâmbio no Rio de Janeiro (RJ) para entender as melhores práticas e estratégias implementadas com o programa Acesso Mais Seguro para Serviços Públicos Essenciais (AMS) na educação.

Fruto de uma parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), o AMS é uma metodologia que busca ser alternativa para responder às consequências da exposição da população e profissionais dos serviços públicos à violência armada nas cidades.

Foto: Divulgação

Estão participando da imersão o diretor geral de Governança e Projetos da Semge, Reynaldo da Costa Neto, e o gerente de Soluções Inovadoras da DGG, Moabe Marinho. A visita será de três dias na capital carioca e tem como objetivo analisar a experiência do Rio de Janeiro na mitigação dos riscos de violência armada nas escolas, desenvolvimento de protocolos de segurança e implementação de medidas de proteção e resiliência.

Para Reynaldo da Costa Neto, o intercâmbio vai colaborar para potencializar o programa em Salvador e também vai contribuir com a iniciativa do Rio a partir da governança, que é o diferencial da capital baiana.

“Somos a primeira capital do país a ingressar na rede de forma sistêmica, já que outros municípios tratam a pauta de modo setorial. Isso garantiu a possibilidade desse importante intercâmbio de práticas de governança, onde mais uma vez percebemos que a qualidade do time faz toda a diferença. Aqui no Rio, o projeto já é entendido como política pública relevante e temos certeza que, em breve, colheremos os bons frutos dessa iniciativa também na nossa Prefeitura”, detalhou.

A intenção do intercâmbio é coletar dados, conhecer as ferramentas usadas, observar a capacitação dos profissionais e entender como a metodologia AMS tem sido adaptada e aplicada com sucesso no contexto educacional do Rio de Janeiro.

A programação da visita prevê reuniões e apresentações dos resultados alcançados pelo Rio e visitas a escolas e unidades educacionais que implementaram o AMS para observar diretamente as práticas e protocolos de segurança.

Haverá também visita ao Centro de Operações Rio (COR) e a outras instalações relevantes para entender a integração do AMS com outras iniciativas de segurança pública.

A agenda também inclui discussões sobre os desafios enfrentados na implementação do programa e estratégias de mitigação de riscos, com o objetivo de adaptar e aprimorar as práticas para Salvador.

Veja também

Crescimento do PIB do Nordeste acima da média nacional é destaque para setores

O PIB do Nordeste deverá crescer 3,4% em 2024, um avanço maior do que a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!