Uma nova pesquisa do Instituto Ipsos com americanos que vivem nos Estados indecisos de Michigan, Pensilvânia, Wisconsin, Geórgia, Carolina do Norte, Arizona e Nevada revela que a vice-presidente Kamala Harris e o ex-presidente Donald Trump, adversários na disputa para a Presidência dos EUA, estão em um empate técnico.
A três meses das eleições, a pesquisa entre não eleitores de nenhum dos dois candidatos mostra Kamala com 44% das intenções de voto e Trump com 45%.
Entre os eleitores registrados, a democrata Kamala recebe 42% da parcela dos votos, o republicano Trump recebe 40% e Robert F. Kennedy Jr. (independente), 5%. A margem de Kamala e Trump nas urnas está dentro da margem de erro, indicando uma disputa muito acirrada. No geral, a votação combinada mostra 50% de apoio a Harris e 48% a Trump.
A pesquisa mostra que muitas pessoas em Estados indecisos estão preocupadas com a inflação, a imigração e o extremismo ou polarização política, disse o Ipsos em seu site.
Quando questionado sobre o desempenho dos candidatos nestas questões, Trump supera Kamala em matéria de inflação e imigração, embora nenhum dos candidatos tenha uma liderança clara na questão do extremismo político e da polarização.
A pesquisa também explora as percepções dos traços de caráter dos candidatos, onde Trump é mais visto como um “patriota”, mas também “estranho”, enquanto Kamala é mais vista como “moral” e “inteligente”. Para os americanos que vivem nestes Estados indecisos, a maioria gostaria de ver reformas no Supremo Tribunal, nomeadamente um código de ética e limites de mandato, segundo o instituto.