Uma equipe de montanhistas que participou das buscas ao mineiro Marcelo Motta Delvaux, que desapareceu enquanto tentava subir uma montanha no Peru, filmou a greta onde ele teria caído. Nas imagens, um dos guias mostra o equipamento do montanhista ao lado de uma fenda no gelo.
“É muito profunda”, comenta o guia sobre a greta. O homem também diz que acredita que Marcelo tenha caído no buraco e escorregado até uma parte mais baixa da montanha. No vídeo, o guia ainda mostra algumas pegadas, que seriam de Marcelo, indo direção a base da montanha. As marcas do sapato do mineiro, no entanto, terminam na fenda. Por isso, a família e amigos acreditam que ele tenha morrido ao cair no local.
Marcelo estava desaparecido desde o dia 30 de junho, no Nevado Coropuna, a quarta montanha mais alta do Peru, que possui aproximadamente 6.300 de altitude. De acordo com a irmã Patrícia Delvaux, as buscas pelo montanhista foram encerradas nesse domingo (7).
“Os guias que a gente contratou para ir atrás dele encontraram os bastões que ele colocou na subida para marcar que ali tinham gretas. Só que na decida teve a fatalidade e ele acabou caindo ali. Cedeu o chão e ele caiu lá dentro. A greta é muito funda e não tem chance de resgate, pelo menos os guias não viram uma chance para isso. E já se foram sete dias, não há chance de sobrevivência É muito frio, sem comer, sem tomar água. A gente fica despedaçado, porque a gente fica imaginando o sofrimento dele, né e acreditamos que ele morreu na hora e tomara Deus que morreu, sim, porque ficar ali dentro, naquela escuridão, nessa situação, era o melhor mesmo”, lamentou a irmã ao portal Itatiaia.