sábado 13 de julho de 2024
PF intima Bolsonaro, Michelle, Wassef e Cid para depoimento simultâneo sobre joias — Foto: Adriano Machado, Sergio Lima, Dida Sampaio, Geraldo Magela/GloboNews
Home / DESTAQUE / Mensagem comprova que Bolsonaro deu aval para venda de joias em leilão
segunda-feira 8 de julho de 2024 às 16:33h

Mensagem comprova que Bolsonaro deu aval para venda de joias em leilão

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Mensagens trocadas entre Jair Bolsonaro e seu ex-ajudante de ordens, Mauro Cid, revelam conforme a colunista Bela Megale, do O Globo, o aval do ex-presidente relacionado à comercialização ilegal das joias em um leilão nos Estados Unidos.

Em uma negociação envolvendo o chamado kit rosé, composto por peças como um relógio, rosário e abotoaduras, Cid enviou a Bolsonaro o link do leilão da oferta pelo conjunto que ocorreria em 8 de fevereiro de 2023. A Polícia Federal teve acesso a troca de mensagens feitas por Whatsapp e incluiu a conversa no relatório final do caso das joias, levado ao Supremo Tribunal Federal (STF), na semana passada.

Ao receber o link de Cid, Bolsonaro respondeu com a palavra “selva”, um jargão usado no meio militar.

Imagem da conversa entre Bolsonaro e Cid — Foto: Reprodução
Imagem da conversa entre Bolsonaro e Cid — Foto: Reprodução

“Algumas mensagens trocadas entre o ajudante de ordens MAURO CID e o ex-presidente JAIR BOLSONARO, que evidenciam a ciência do ex-presidente sobre este conjunto de joias e sua destinação a leilão em uma loja em território norte-americano”, afirma o relatório da PF.

O celular do ex-presidente Bolsonaro foi apreendido após determinação de ordem judicial (Operação Venire). O aparelho foi submetido a exame pericial. Durante a sua análise foram encontrados cookies e históricos de navegação da página da empresa Fortuna Auction, responsável pelo leilão do KIT OURO ROSÉ, comprovando que Bolsonaro acessou as páginas.

Os cookies foram registrados em 04 de fevereiro de 2023, às 17:36:26 horário de Brasília, aproximadamente 21 minutos após o envio do link do leilão por Mauro Cid. Após, aproximadamente, um minuto de abertura da página pelo ex-presidente, ele envia a mensagem “Selva” a Mauro Cid.

Após tentativa fracassada de vender as joias, Mauro Cid informou que não queria incluir os itens em novo leilão, após a revelação do caso pela imprensa. “Houve nova troca de mensagens em que a loja Fortuna tenta agendar um novo leilão para o item no dia 14 de março de 2023. Mas, como demonstrado nos relatórios anteriores, o grupo estava preocupado em fazer com que o KIT ROSÉ retornasse ao Brasil.”

Cid disse que não teria mais interesse em uma nova tentativa de leilão, afirmando mais uma vez, que o proprietário teria mudado de ideia e que teria considerado o valor muito baixo. “Na sequência, solicita mais uma vez o retorno do item para o endereço onde residia o ex-presidente JAIR BOLSONARO e seus assessores”, informa a PF.

Veja também

BMG Energia propõe criação de hub de energia renovável no sudoeste baiano

A BMG Energia, representada pelo diretor executivo, Cláudio Semprine, pelo diretor de novos negócios, Caio …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!