domingo 22 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação / 5º BEC
Home / NOTÍCIAS / Obra executada pelo Exército na BR-364 entra em fase final
segunda-feira 1 de julho de 2024 às 10:59h

Obra executada pelo Exército na BR-364 entra em fase final

NOTÍCIAS


A Engenharia do Exército Brasileiro, por meio do 5º Batalhão de Engenharia de Construção (5º BEC), iniciou a fase final da implantação de vias laterais na travessia do Rio Jaru, na BR-364, em trecho que atravessa área urbana da cidade de Jaru (RO). Atualmente, 70% dos 2,6 km da duplicação já foram executados.

O objetivo da obra é a implantação de um pavimento de alto suporte de carga no trecho considerado. A BR-364 recebe grande quantidade de carretas que escoam commodities como a soja até a cidade de Porto Velho (RO). De lá, a carga segue por transporte fluvial pelo Rio Madeira.

Características da obra

A implantação de vias laterais é considerada uma obra de grande complexidade de engenharia devido às diversas soluções técnicas executadas, como utilização de base em brita graduada tratada com cimento (BGTC), pavimentação utilizando cimento asfáltico de petróleo (CAP) com polímero e drenagem profunda com a aplicação de bueiro simples tubular de concreto (BSTC).

Foto: Divulgação / 5º BEC

​​​​​​Nesta fase final, o Batalhão está construindo o aterro, que soma 23.000 m³ a serem compactados no encabeçamento das margens da ponte nova, que está sendo construída por empresa terceirizada. Em seguida, será realizada a base em brita graduada tratada com cimento e duas camadas de pavimentação, sendo a última utilizando o CAP com polímero.

​​​​Operação Jaru

A Operação Jaru, executada pelo 5º 5º BEC, é fruto de parceria firmada entre o Ministério da Defesa, por intermédio do Exército Brasileiro, e o Ministério dos Transportes, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Veja também

Autoridades iniciam investigações do maior acidente rodoviário do Brasil

Autoridades federais e de Minas Gerais já iniciaram as investigações para apurar o acidente que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!