domingo 24 de novembro de 2024
Home / DESTAQUE / Um terço dos pré-candidatos ao Planalto desiste em semestre pré-eleição

Um terço dos pré-candidatos ao Planalto desiste em semestre pré-eleição

terça-feira 15 de maio de 2018 às 18:20h

Um levantamento publicado nesta terça-feira (15) no jornal Folha de SP indica que a desistência de nomes que apareciam com votação expressiva em pesquisas eleitorais, como o apresentador Luciano Huck e o ex-presidente do STF Joaquim Barbosa, são comuns em anos de eleição.

A pesquisa indica que cerca de um em cada três candidatos desiste do pleito nos seis meses anteriores à votação. Os motivos para tal decisão vão desde falta de apoio político a problemas pessoais.

De acordo com a reportagem, a expectativa é de que mais integrantes do grupo de 18 pré-candidatos desistam da corrida ao Palácio do Planalto. Entre os mais prováveis desistentes, estão o presidente Michel Temer (MDB), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), e o empresário Guilherme Afif Domingos (PSD). Em comum, os três têm baixos níveis de popularidade nas pesquisas de opinião.

Outro possível desistente é o ex-ministro Henrique Meirelles, que vem investindo do próprio bolso para se viabilizar como candidato.

Na série história analisada pelo jornal, 2002 foi o ano desde a redemocratização que mais registrou desistências: metade dos pré-candidatos desistiram da disputa antes do pleito; por outro lado, em 1998 apenas Levy Fidelix, do PRTB, não participou da eleição após ser cotado ao cargo.

Veja também

‘Cortina de fumaça’ e ‘espetáculo político’: de Damares a Zanatta, bolsonaristas criticam indiciamento do ex-presidente

Indiciado pela Polícia Federal no inquérito que apura suspeitas de tentativa de golpe no país, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!