Em reconhecimento aos esforços do Governo da Bahia na assistência às vítimas das inundações no Rio Grande do Sul, o deputado estadual Antonio Henrique Jr. (PP) apresentou uma moção de aplausos na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). No documento, ele destaca a solidariedade e a prontidão do Executivo estadual em responder à calamidade pública que assolou o Sul do Brasil.
O deputado lembrou que, desde o início de maio, o Rio Grande do Sul enfrenta uma das mais graves tragédias climáticas de sua história. As chuvas intensas e os deslizamentos atingiram 147 municípios, afetando mais de dois milhões de pessoas e animais, resultando em mais de 150 mortes e deixando mais de 100 mil pessoas desalojadas.
Segundo Antonio Henrique Jr., a Bahia se destacou como um dos primeiros estados a enviar ajuda. “Por meio do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), 22 militares foram deslocados para o Rio Grande do Sul com a missão de apoiar as operações de busca, resgate e mitigação dos danos causados pelas enchentes”, contou. De acordo com ele, essa equipe de especialistas já resgatou mais de 200 pessoas e 20 animais.
“Além das operações de resgate, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) tem desempenhado um papel crucial ao fornecer medicamentos e enviar profissionais de saúde para a região afetada”, acrescentou o autor da moção. Ele contou que equipes de médicos, epidemiologistas, sanitaristas e enfermeiros estão avaliando riscos de doenças emergentes, como arboviroses, hepatites e leptospirose, além de monitorar a saúde mental dos desabrigados.
“A solidariedade baiana não se restringe apenas às equipes de resgate e saúde”, afirmou o deputado, pontuado que os quartéis do CBMBA estão recolhendo donativos como água, alimentos não-perecíveis, ração para animais, e materiais de higiene pessoal e de limpeza. “A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e a Assembleia Legislativa da Bahia também estão promovendo campanhas de arrecadação para ajudar as vítimas da tragédia”, reforçou.