sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Deputado Hassan saúda os 103 anos de emancipação da cidade baiana de Jaguaquara
segunda-feira 20 de maio de 2024 às 06:34h

Deputado Hassan saúda os 103 anos de emancipação da cidade baiana de Jaguaquara

NOTÍCIAS


“Com importantes investimentos em infraestrutura, saúde, mobilidade e educação, realizados nos últimos anos, o município de Jaguaquara tem se consolidado como cidade polo do Vale do Jiquiriçá”, disse o deputado municipalista Hassan (PP), afirmando que “ao completar, neste sábado (18), 103 anos de emancipação política, Jaguaquara tem muito o que comemorar”. Festejando a data, o parlamentar parabenizou a cidade e seus habitantes, registrando uma moção de aplausos, através da Assembleia Legislativa. Ele destacou a atuação e empenho da prefeita Edione de Oliveira Agostinone e sua equipe pelo trabalho que vem realizando pelo desenvolvimento socioeconômico do município e da região.

O deputado frisou que “para mim é uma honra celebrar a emancipação desse município e ter a oportunidade de contribuir para o seu desenvolvimento, reconhecendo o esforço diário da aguerrida população jaguaquarense em prol da região”.
Hassan lembrou que Jaguaquara impacta positivamente na economia da região, destacando-se como grande produtor de hortifrutigranjeiros, além da grande contribuição na educação, com importantes instituições de ensino, a exemplo do Colégio Taylor Egídio, implantado no município em 1922 pelos Batistas Baianos, funcionando hoje como Escola Estadual Rural Taylor Egídio.
De acordo com os historiadores, o município de Jaguaquara, palavra tupy que significa ‘toca de onça’, surgiu de uma fazenda chamada Toca da Onça, e recebeu forte influência de imigrantes portugueses, japoneses e italianos. Sua história tem origem com a chegada do casal Guilherme Martins do Eirado e Silva e Luzia de Souza e Silva no ano de 1896, que por muitos anos trabalho nessa fazenda.
Em 1912 foi iniciada a construção das primeiras casas que formariam o povoado Toca da Onça, cujo território fazia parte do município de Areia, atual Ubaíra. Três anos depois, o nome do então povoado Toca da Onça foi mudado para Jaguaquara, e em 16 de maio de 1916 foi criado o distrito de Jaguaquara. Através da Lei Estadual nº 1.472, de 18 de maio de 1921, Jaguaquara foi elevada à categoria de vila e município, sendo seu território desmembrado do município de Areia.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!