sexta-feira 19 de julho de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Deputado Hassan saúda os 103 anos de emancipação da cidade baiana de Jaguaquara
segunda-feira 20 de maio de 2024 às 06:34h

Deputado Hassan saúda os 103 anos de emancipação da cidade baiana de Jaguaquara

NOTÍCIAS


“Com importantes investimentos em infraestrutura, saúde, mobilidade e educação, realizados nos últimos anos, o município de Jaguaquara tem se consolidado como cidade polo do Vale do Jiquiriçá”, disse o deputado municipalista Hassan (PP), afirmando que “ao completar, neste sábado (18), 103 anos de emancipação política, Jaguaquara tem muito o que comemorar”. Festejando a data, o parlamentar parabenizou a cidade e seus habitantes, registrando uma moção de aplausos, através da Assembleia Legislativa. Ele destacou a atuação e empenho da prefeita Edione de Oliveira Agostinone e sua equipe pelo trabalho que vem realizando pelo desenvolvimento socioeconômico do município e da região.

O deputado frisou que “para mim é uma honra celebrar a emancipação desse município e ter a oportunidade de contribuir para o seu desenvolvimento, reconhecendo o esforço diário da aguerrida população jaguaquarense em prol da região”.
Hassan lembrou que Jaguaquara impacta positivamente na economia da região, destacando-se como grande produtor de hortifrutigranjeiros, além da grande contribuição na educação, com importantes instituições de ensino, a exemplo do Colégio Taylor Egídio, implantado no município em 1922 pelos Batistas Baianos, funcionando hoje como Escola Estadual Rural Taylor Egídio.
De acordo com os historiadores, o município de Jaguaquara, palavra tupy que significa ‘toca de onça’, surgiu de uma fazenda chamada Toca da Onça, e recebeu forte influência de imigrantes portugueses, japoneses e italianos. Sua história tem origem com a chegada do casal Guilherme Martins do Eirado e Silva e Luzia de Souza e Silva no ano de 1896, que por muitos anos trabalho nessa fazenda.
Em 1912 foi iniciada a construção das primeiras casas que formariam o povoado Toca da Onça, cujo território fazia parte do município de Areia, atual Ubaíra. Três anos depois, o nome do então povoado Toca da Onça foi mudado para Jaguaquara, e em 16 de maio de 1916 foi criado o distrito de Jaguaquara. Através da Lei Estadual nº 1.472, de 18 de maio de 1921, Jaguaquara foi elevada à categoria de vila e município, sendo seu território desmembrado do município de Areia.

Veja também

José Ronaldo anuncia Pablo Roberto como vice na chapa em Feira de Santana

O deputado estadual Pablo Roberto (PSDB) foi oficialmente anunciado como vice-prefeito na chapa do pré-candidato …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!