Pesquisa Atlas divulgada nesta última terça-feira (7) revela, segundo Jean Araújo, do Estadão, que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) são os parlamentares com as piores avaliações sob a visão dos cidadãos.
Ao responderem a pergunta “você tem uma imagem positiva ou negativa desses líderes?”, 65% relataram ver Lira negativamente enquanto apenas 12% alegam vê-lo positivamente. Com uma avaliação de 55% negativa e 18% positiva, Rodrigo Pacheco segue como penúltimo colocado. Respectivamente, 23% e 27% não souberam responder à pergunta.
A pesquisa realizou esse questionamento a respeito de dezessete políticos. Os cinco que receberam as porcentagens mais altas de “imagem positiva” foram:
- Lula (PT) 48%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos) 48%
- Jair Bolsonaro (PL) 45%
- Fernando Haddad (PT) 43%
- Michelle Bolsonaro 43%
O instituto ouviu 1.904 pessoas entre os dias 3 e 6 de maio de 2024. As respostas foram colhidas virtualmente e por um sistema de recrutamento aleatório digital.
A atual gestão presidencial aumentou a aprovação em quatro pontos percentuais em relação a março, passando de 47% para 51%. Além disso, 43% consideram a administração ótima/boa contra 41% que a considera como ruim/péssima. 15% o considera regular.
Os dados podem ter uma variação de dois pontos percentuais para mais e para menos.