O Memorial da Câmara Municipal de Salvador recebeu alunos do 5° ano, com idade entre nove e 12 anos, da Escola Criação, localizada na Pituba, para uma visita na manhã desta terça-feira (7). A visita, mediada pelo estagiário de História da Câmara, Railan Lima, começou no Memorial e terminou no Plenário Cosme de Farias, onde ocorrem as votações e as sessões ordinárias do Legislativo Municipal.
O que mais chamou atenção dos estudantes foi o rico acervo que conta a história da Casa Legislativa, da fundação de Salvador e da Independência do Brasil.
“É muito importante que eles entendam a parte histórica e política de Salvador, a formação dos primeiros poderes, a retirada do poder moderador e a permanência dos três poderes, a função dessas pessoas e o que elas fazem. A questão da fortificação do nosso voto e o quanto ele é importante, politicamente falando”, disse a professora de História, Rosemar Alice Menezes.
A docente também frisou a importância da aula de campo para o aprendizado. “Por vezes estamos numa sala de aula, mas eles não têm uma visão completa do lugar porque você pode mostrar a imagem que for, mas estar no lugar é outra coisa. É muito diferente. Eles assimilam com mais facilidade do que se mostrar uma foto, por exemplo”, disse Rosemar.
Após o passeio no Memorial, os estudantes se reuniram no Plenário Cosme de Farias e ficaram encantados com a beleza do espaço. Entusiasmados, perguntaram sobre o funcionamento da Casa e as diferenças entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
Memorial
Localizado no Paço Municipal, na Praça Thomé de Souza, s/n, Centro, o Memorial da Câmara funciona de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h, e às sextas-feiras, das 9h às 14h. As visitas em grupo, acompanhadas por mediadores, devem ser agendadas através do e-mail: memorialcamara@cms.ba.gov.br.