O Progressistas na Bahia tem mostrado sua força e a exercido muito bem, registra a coluna Carrasco do jornal A Tarde. No decorrer da última semana, o PP estendeu o tapete progressista para o senador Angelo Coronel e toda sua família, formada por um filho deputado federal e outro deputado estadual. Enxergando a possibilidade de uma chapa Rui e Wagner para o Senado em 2026, Coronel já tem um destino caso não fique satisfeito com tal situação.
Na mesma semana, a cúpula do Progressistas no Estado, percebendo de longa data a manobra do deputado federal Neto Carletto de engordar as fileiras do Avante e esvaziar os partidos aliados, inclusive o próprio PP, deu o troco no outrora mui amigo parlamentar. Com o favoritismo do casal Robério e Cláudia em Eunápolis e Porto Seguro, uma intensa e poderosa articulação política evitou que o PP nas respectivas cidades fosse à lona. Resumo do fato: Carletto e sua turma que só pensam no Avante foram tirados das comissões provisórias municipais.
O comentário geral ainda conforme a coluna do A Tarde, é que, em razão da infidelidade partidária de Neto Carletto, nem mesmo o toco tomado lhe permitiria migrar para o Avante sem o aval da Justiça. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) daria esse aval? A coluna Carrasco diz que duvida.