Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” neste sábado (30) aponta que 71% dos entrevistados acreditam que a democracia é a melhor forma possível de governo. Outros 18% dizem que tanto faz o regime; e 7% afirmam que a ditadura é preferível.
O levantamento foi realizado presencialmente, com 2.002 pessoas de 16 anos ou mais, em 147 municípios pelo Brasil, entre os dias 19 e 20 de março. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.
A pesquisa apurou que:
- 71% dizem que a democracia é sempre melhor que qualquer outra forma de governo;
- 18% dizem que tanto faz se o governo é uma democracia ou uma ditadura;
- 7% dizem que em certas circunstâncias, é melhor uma ditadura do que um regime democrático
Em relação à última pesquisa, feita de dezembro de 2023, o número de pessoas que sugere a democracia como melhor forma de governo caiu 3 pontos percentuais, de 74%, à época, para 71%, hoje. Por sua vez, os que disseram tanto faz, subiu de 3 pontos percentuais, de 15% para 18%. A porcentagem se manteve a mesma para os que preferem a ditadura.
Essa é a trigésima vez que o instituto afere a opinião do brasileiro sobre o regime do governo – a pesquisa iniciou em 1989, um mês antes da primeira eleição presidencial direta, após a ditadura militar, que encerrou em 1985.
Na série, o menor apoio à democracia foi registrado em 1992, com 42%. À época, o país vivia uma crise política do seu primeiro governo pós-ditadura, o de Fernando Collor (que era do PRN), que sofreu um impeachment.