segunda-feira 25 de novembro de 2024
O ministro do Turismo, Celso Sabino- Foto: (Roberto Castro/MTur/Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Ministério oferta mais de 400 vagas em especialização para Guias de Turismo
quarta-feira 27 de março de 2024 às 08:35h

Ministério oferta mais de 400 vagas em especialização para Guias de Turismo

NOTÍCIAS, TURISMO


Estão abertas 450 vagas em curso de especialização em Atrativos Naturais para Guias de Turismo do Sudeste. O curso é uma parceria entre Ministério do Turismo (MTur) e Universidade Federal Fluminense (UFF) e tem inscrições abertas até o dia 30 de março através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfLM4ExLstq2HmC76zQLSiR04c1H7SyLbXnKiYvsq8-Zamjqg/viewform 

O curso de Especialização Técnica em Atrativos Naturais para Guias Regionais de Turismo da Macrorregião Sudeste nasceu com o intuito de atender o proposto pelo Programa de Aperfeiçoamento do MTur, que trata do aperfeiçoamento profissional na área de turismo no país. O objetivo é aprimorar as competências profissionais do Guia de Turismo para atuar como facilitador ou mediador entre turistas e destinos turísticos, prestando informações sobre os locais e as instalações, interpretando os atrativos, realizando uma mediação em atividades de turismo em áreas naturais e supervisionando as atividades e comportamentos dos visitantes em favor da excelência na prestação de serviços e no atendimento, bem como na experiência do turista.

A carga horária total da especialização é de 200h, sendo 160 horas teóricas na modalidade EaD, e 40 horas de aula prática, a serem cumpridas pelo aluno a partir das informações e das orientações que serão estabelecidas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

MAIS CURSOS – Também estão abertas 400 vagas de especialização para Guias de Turismo habilitados no Cadastur como “Guia Regional” dos estados da macrorregião Norte e Centro-Oeste.

As vagas são referentes aos cursos em Atrativos Naturais e Atrativos Culturais (200 vagas para cada curso) e as inscrições vão até o dia 8 de abril, por meio do link: https://anctur.com.br/inscricoes/ . A especialização é gratuita, com carga horária total de 200 horas, sendo 160 horas EaD e 40 horas de aulas práticas em nível de Especialização Técnica, com ingresso em 20 de abril de 2024.

Só no primeiro semestre deste ano, o Ministério do Turismo já disponibilizou mais de 9 mil vagas a profissionais e estudantes do setor em cursos gratuitos de qualificação e profissionalização. As diversas oportunidades são ofertadas em plataforma própria do MTur e também por meio de parcerias com instituições de ensino de todo o país.

SEGUNDO SEMESTRE – Para o segundo semestre ainda serão abertas vagas para os cursos de Turismo Acessível à pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA); Turismo Acessível às pessoas com deficiência intelectual; Turismo Acessível às pessoas com surdocegueira e deficiência múltipla; English for Tourism – Basic”, para formação em inglês nível A1; Agente de Informações Turísticas com ênfase em Atrativos Naturais; Especialização em Atrativos Naturais e Culturais para Guias de Turismo Regional da Região Sudeste, Norte e Centro-Oeste; Agente de Viagens; Boas Práticas para Serviços de Alimentação e Distribuição; Cerimonial e Protocolo para Eventos; Planejamento e Organização de Eventos Sociais; Cozinha Internacional; Cozinha Brasileira; Cozinha Japonesa; Sustentabilidade Aplicada a Cozinha e Boas Práticas para Serviços de Alimentação.

PARCERIAS – A oferta de qualificação profissional tem sido uma prioridade do Ministério do Turismo. Além do seu próprio conteúdo de formação disponibilizado no portal https://qualifica.turismo.gov.br/, o órgão também promove cursos por todo o país com diversos parceiros, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul) e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), dentre outros.

Veja também

MST quer a cabeça do ministro Paulo Teixeira

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) cobrou publicamente a exoneração do ministro do Desenvolvimento …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!