segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Home / Mundo / MUNDO / Putin faz primeiro pronunciamento sobre atentado a tiros em Moscou; assista
sábado 23 de março de 2024 às 12:35h

Putin faz primeiro pronunciamento sobre atentado a tiros em Moscou; assista

MUNDO, NOTÍCIAS


O presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez um pronunciamento ao país neste sábado (23) sobre o atentado terrorista reivindicado pelo Estado Islâmico que deixou mais de cem mortos em uma casa de shows em Moscou na sexta-feira (22).

No pronunciamento, o primeiro de Putin depois do ataque, o líder russo afirmou que todos os terroristas que participaram do ataque foram detidos. Putin disse que o grupo tentava fugir para a Ucrânia quando foi capturado.

Sem fazer referência a qualquer grupo ou governo, ele disse ainda que “nossos inimigos não irão nos dividir”.

O presidente russo chamou o atentado de “ato terrorista selvagem” e também afirmou que a segurança foi reforçada em todo o país, tanto nas principais cidades quanto nas áreas de fronteira.

Também neste sábado, a Rússia disse ter prendido 11 pessoas, incluindo quatro supostos atiradores, suspeitos de envolvimento no ataque que deixou 115 mortos na região de Moscou.

O atentado, reivindicado por um braço do grupo terrorista Estado Islâmico, aconteceu na casa de shows Crocus City Hall, na noite de sexta-feira (22), e é o pior dos últimos 20 anos na Rússia. Segundo autoridades russas, ao menos cinco homens armados invadiram o local enquanto a banda Picnic se preparava para se apresentar.

De acordo com o Kremlin, o chefe do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB, na sigla em inglês) informou ao presidente Vladimir Putin que quatro terroristas foram detidos — os outros sete haviam participado no planejamento do ataque.

O governo ucraniano ainda não havia se manifestado sobre o atentado do Estado Islâmico até a última atualização desta reportagem.

Na manhã deste sábado, os agentes ainda estavam buscando por cúmplices, ainda de acordo com o Kremlin, que prometeu caçar todos os envolvidos no atentado.

Veja também

Israel ordena fechamento de um dos últimos hospitais no norte de Gaza

As autoridades israelenses determinaram, na noite desse último domingo (22), o fechamento de um dos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!