domingo 12 de maio de 2024
Foto: Divulgação
Home / DESTAQUE / União Brasil aceita denúncia e inicia processo de expulsão de Bivar
quarta-feira 13 de março de 2024 às 17:55h

União Brasil aceita denúncia e inicia processo de expulsão de Bivar

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Em uma reunião nesta quarta-feira (13) que contou com a participação de deputados, senadores, ministros e governadores do União Brasil, foi votado o prosseguimento do processo que poderá resultar na revogação da filiação e da expulsão do deputado federal Luciano Bivar (PE), atual presidente do partido.

O placar foi de 17 votos favoráveis ao prosseguimento do processo, nenhum contrário e 15 abstenções.

Conforme previsto pelo rito processual estabelecido no estatuto do União Brasil, Bivar terá 72 horas, a partir do recebimento da representação, para apresentar sua defesa antes que uma decisão cautelar seja proferida pelo partido. Posteriormente, a executiva da sigla irá votar sobre a concordância ou não com o pedido, concedendo a Bivar um prazo adicional de cinco dias para se defender. A decisão final deve ser emitida em até 60 dias.

Ao chegar à sede do partido em Brasília, o senador Efraim Filho (PB) explicou que a reunião tinha o propósito de “analisar o cenário e avaliar as provas que porventura sejam trazidas ao processo”, visando compreender a “grave conduta” e definir “qual a penalidade pode ser imposta”.

O motivo da representação que pede o afastamento cautelar de Bivar inclui ameaças de morte feitas por ele ao presidente eleito do União, Antonio de Rueda, e familiares, além de “indícios de motivação política criminosa nos incêndios que destruíram as casas” de Rueda e sua irmã, Maria Emília Rueda, tesoureira do União Brasil.

O encontro contou com cerca de 50 membros do partido, incluindo ACM Neto, Antonio de Rueda e os governadores Ronaldo Caiado (Goiás), Mauro Mendes (Mato Grosso) e Wilson Lima (Amazonas). Ministros como Juscelino Filho (Comunicações) e Celso Sabino (Turismo) também marcaram presença.

A disputa pela presidência do partido entre Rueda e Bivar tem sido acirrada desde o início do ano. Recentemente, na noite de segunda-feira (11), as casas de praia de Rueda e de sua irmã foram incendiadas em um condomínio de Ipojuca (PE), onde Bivar também possui residência.

Na terça-feira (12), a bancada do partido na Câmara se reuniu para deliberar sobre uma resposta às últimas declarações de Bivar, que se recusa a deixar a presidência. Para Elmar Nascimento, líder do partido na Casa Baixa, Luciano Bivar não representa mais a sigla. “Todas as declarações, coletivas de imprensa, palavras colocadas por ele não falam pelo nosso partido, pela nossa bancada. Não nos representa”, afirmou o parlamentar.

Veja também

Quem era Amália Barros, deputada amiga de Michelle Bolsonaro, que morreu aos 39 anos

Eleita deputada federal por Mato Grosso com 70.294 votos, em 2022, Amália Barros (PL) morreu …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas