Alguns dias após a visita do presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez, ao Brasil, os dois países seguem em diálogo constante, dessa vez com os olhares voltados para as políticas de infraestrutura de transportes. Nesta última segunda-feira (11), em Madrid, o ministro dos Transportes, Renan Filho, se reuniu com o ministro dos Transportes e Mobilidade Sustentável do Governo da Espanha, Óscar Puente, e pôde falar dos principais projetos e inovações regulatórias desenvolvidas pelo Ministério dos Transportes para rodovias e ferrovias. A comitiva do Governo Federal segue na Espanha até sexta-feira (15/03), em uma série de agendas que incluem trocas de experiências técnicas e roadshow com executivos.
“O Brasil está numa forte agenda de fortalecimento dos investimentos públicos e de atração de investimento privado. O governo do presidente Lula reconectou o país com o mundo com uma pauta de desenvolvimento com sustentabilidade. Estamos muito animados com essa visita para ampliar a relação com a Espanha e trocar experiências”, disse o ministro Renan Filho durante o encontro.
Atualmente, de acordo com Ministério de Relações Exteriores, o Brasil é o segundo destino dos recursos espanhóis no mundo, com investimentos acumulados de mais de US$ 60 bilhões, atrás apenas do Reino Unido. Tal parceria estratégica, inclusive, se reflete no firme apoio que a Espanha tem dado ao Acordo Mercosul-União Europeia. Segundo relatório da Apex Brasil de 2023, a relação comercial entre os dois países possui um grau simétrico de interdependência, na medida em que o Brasil é um fornecedor tão relevante da Espanha (1,9% do mercado) quanto a Espanha é do Brasil (1,4% das importações).
“É um prazer receber o Brasil, um país amigo. Estamos abertos para cooperação. A aliança política com o Brasil é muito importante para nós” afirmou o ministro espanhol Óscar Puente.
Intercâmbio técnico
O primeiro dia de agenda internacional também foi importante para buscar as melhores referências internacionais em concessões rodoviárias. O grupo brasileiro visitou a Autovía del Arlanzón – que liga as províncias espanholas de Segóvia e Burgos e conecta o sul do país à França e ao Reino Unido – e teve a oportunidade de conhecer o “pedágio sombra”, modelo praticado pela concessionária espanhola Sacyr (Sociedad Anónima de Caminos y Regadíos). O trecho administrado pela operadora tem 146 quilômetros e é considerado um dos mais elevados padrões de qualidade, segurança viária e conforto.
“É uma rodovia muito interessante, com baixíssimo número de acidentes e uma alta qualidade de pavimento. Além disso, pudemos conversar com os engenheiros e os técnicos da concessionária para eles nos mostrarem como funciona, quais são os parâmetros de desempenho e o que podemos trazer de inovação para aplicarmos no Brasil”, detalhou a secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, em referência à troca de experiências. “Diante do novo cenário de inovações das concessões brasileiras, conhecer sucessos técnicos da concessionária é uma forma de juntarmos cada vez mais modelos e ideias para auxiliar no processo de avanços regulatórios que implicará na ampliação da nossa malha rodoviária”, completou.
No “pedágio sombra”, o pagamento da tarifa é dividido entre o governo e a concessionária, e é calculado a partir do volume do tráfego. Assim, a empresa responsável pela concessão da estrada realiza o investimento em obras, que é devolvido com pagamento pelo governo diluído ao longo do tempo que dura o contrato de concessão de rodovias. Assim como no modelo free-flow, esse tipo de pedágio permite o fluxo livre do tráfego ao utilizar tecnologias de cobrança automática. Em setembro de 2023, a delegação brasileira teve a oportunidade de conhecer a experiência portuguesa com o sistema de livre passagem em rodovias da concessionária portuguesa Brisa Autoestradas, diretamente do centro de controle da empresa, próximo à Lisboa.
Líder mundial no desenvolvimento de infraestruturas por meio de parcerias público-privadas, a Sacyr gerencia um portfólio diversificado com mais de 65 projetos em 15 países. No Brasil, a empresa espanhola concluiu o financiamento da rodovia estadual RSC-287, que conecta os municípios de Santa Maria (RS) e Tabaí (RS) em um trecho de 204 quilômetros. Além disso, a empresa desenvolve contratos de operação e manutenção que geram valor a longo prazo em escala global.
Programação
Com uma programação intensa, que inclui visitas técnicas e reuniões bilaterais, a delegação do Governo Federal segue no país até sexta-feira (15). Nesta terça-feira (12), o portfólio de concessões brasileiro será apresentado a cerca de cem executivos executivos de empresas construtoras, concessionárias de infraestrutura na Europa, além do mercado financeiro. Estão previstos para este ano 13 leilões rodoviários, o que representa um aporte de R$ 122 bilhões (aproximadamente € 22,5 bilhões) em capital privado para melhorias na malha federal. Até 2026, a perspectiva de investimentos públicos e privados é de R$ 280 bilhões (cerca de € 52 bilhões), por meio do Novo PAC.