domingo 22 de dezembro de 2024
Jimmy Chérizier, um dos principais líderes de gangues do Haiti — Foto: Matias Delacroix/AP
Home / Mundo / MUNDO / Haiti pode ter guerra civil se premiê não renunciar, ameaça líder de gangue
quarta-feira 6 de março de 2024 às 19:03h

Haiti pode ter guerra civil se premiê não renunciar, ameaça líder de gangue

MUNDO, NOTÍCIAS


O líder de gangues do Haiti, Jimmy Chérizier, conhecido como “Barbecue”, ameaçou nesta quarta-feira iniciar uma guerra civil caso o primeiro-ministro do país caribenho, Ariel Henry, não renuncie, segundo “The Guardian”.

“Se Ariel Henry não renunciar, se a comunidade internacional continuar a apoiá-lo, estaremos caminhando diretamente para uma guerra civil que levará ao genocídio”, afirmou o ex-policial a jornalistas. “Ou o Haiti se torna um paraíso ou um inferno para todos nós”, acrescentou.

Nos últimos seis dias, o Haiti vive uma nova onda de violência generalizada, após combates de gangues terem libertado milhares de detentos de prisões e cercado locais estratégicos de Porto Príncipe, capital do país, incluindo dois aeroportos, delegacias e um porto.

Enquanto isso, o primeiro-ministro, que assumiu como interino após o assassinato de Jovenel Moïse, em 2021, ainda não retornou ao país desde sua viagem ao Quenia na semana passada, mas teria desembarcado ontem em Porto Rico.

O Conselho de Segurança da ONU realizou uma reunião de emergência privada para discutir a crise de segurança no Haiti, que já se agrava em uma emergência humanitária que afeta quase metade da sua população à fome aguda.

Veja também

Prefeito reeleito de Belo Horizonte continua internado, mas deve ter alta de UTI neste domingo

O prefeito reeleito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), segue internado e deve ter alta …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!