A consultoria global Korn Ferry, em parceria com a Fortune, divulgou recentemente a lista das 50 Empresas Mais Admiradas do Mundo (WMAC) em 2024. Este é o 27º levantamento do tipo que a consultoria realiza e o seu desenvolvimento envolveu a análise de 600 empresas de 29 países, além de 52 indústrias.
Segundo a Korn Ferry, as empresas mais admiradas do mundo são aquelas que se destacam na metade superior de seus setores em termos de reputação geral, enquanto as empresas similares pontuam na metade inferior. Além disso, há uma lista All-Star, que destaca as 50 melhores em todos os setores.
Para o estudo deste ano, foram entrevistados 3.720 executivos para avaliar a reputação com base em nova atributos fundamentais. Entre eles, incluem-se a eficácia global dos negócios, a capacidade de atrair, desenvolver e reter talentos, o valor como investimento a longo prazo, a inovação, a utilização sensata dos ativos empresariais e a responsabilidade social e ambiental.
“Investir consistentemente na excelência, tanto em seus produtos e serviços quanto na gestão dos seus talentos é essencial para uma empresa estar no topo da lista, mas considerando o desafiador cenário econômico atual, já era de se esperar que os resultados financeiros ficassem no topo dos critérios”, afirmou o presidente da Korn Ferry no Brasil, Rodrigo Araújo.
Ainda de acordo com o executivo, neste momento, a estabilidade é valorizada ainda mais pelos conselhos e lideranças executivas, o que reflete num quadro que busque promover segurança, mesmo em meio a condições economicamente incertas.
“Unindo-se à eficácia global nos negócios, à inovação e à responsabilidade social, criam-se impulsionadores consistentes da reputação corporativa geral. Trata-se de cultivar uma cultura que promova o crescimento e valorize o talento, enquanto coopera positivamente para a sociedade e para o contexto em que estão inseridas”, acrescenta.
Cultura é ponto crucial do estudo
De acordo com a Korn Ferry, a cultura foi um aspecto amplamente considerado na análise, o que evidencia se as organizações líderes reconhecem o valor de sua cultura e o impacto que ela gera nas transformações e nas agendas de crescimento.
“Os números mostram que cerca de 2/3 dos executivos das empresas WMAC atribuem 30% ou mais do valor de mercado de suas empresas à cultura, e 1/3 atribui 50% ou mais. A ampla maioria (87%) das lideranças indicaram que se manterão comprometidos com os investimentos em cultura, mesmo durante uma potencial desaceleração”, complementa.
Abaixo, a lista das 50 empresas mais admiradas do mundo em 2024:
- Apple
- Microsoft
- Amazon.com
- Berkshire Hathaway
- JPMorgan Chase
- Costco Wholesale
- Alphabet
- American Express
- Walmart
- Nvidia
- Delta Air Lines
- Walt Disney
- Marriott International
- Nike
- Coca-Cola
- Starbucks
- FedEx
- Procter & Gamble
- Home Depot
- Pfizer
- Salesforce
- Target
- Netflix
- USAA
- Toyota Motor
- BlackRock
- Johnson & Johnson
- BMW
- Singapore Airlines
- Goldman Sachs Group
- UPS
- Nordstrom
- Accenture
- Eli Lilly
- PepsiCo
- Morgan Stanley
- Moderna
- Visa
- Southwest Airlines
- Mastercard
- Danaher
- Bank of America
- L’Oréal
- 3M
- Samsung Electronics
- Adobe
- Lowe’s
- IBM
- Publix Super Markets
- CVS Health