sábado 23 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / JUSTIÇA / Tribunais de Contas e CNJ firmam acordo para reduzir judicialização de dívida de estados e municípios
segunda-feira 12 de fevereiro de 2024 às 15:56h

Tribunais de Contas e CNJ firmam acordo para reduzir judicialização de dívida de estados e municípios

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Os Tribunais de Contas de todo o país e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiram adotar diretrizes conjuntas para ações de cobranças administrativas de recuperação de valores relacionados à dívida ativa dos estados e municípios.

O entendimento foi firmado segundo Fábio Zanini, da coluna Painel, em audiência entre o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, Luís Roberto Barroso, e presidentes de entidades representativas dos tribunais, no último dia 30 de janeiro. A ideia é tentar diminuir a judicialização dos casos.

Dados do CNJ indicam que a cada 100 processos do tipo em trâmite durante o exercício de 2022, somente 12 foram encerrados. Os processos de execução fiscal são apontados como a principal causa da morosidade do Poder Judiciário, correspondendo a cerca de 34% do total de ações em curso e 64% das execuções no âmbito judicial.

“Definimos ações conjuntas entre os Tribunais de Contas e o CNJ buscando evitar a judicialização com a emissão das Certidões de Dívida Ativa no âmbito administrativo e mesas de negociação e consenso”, disse o presidente da Atricon (Associação dos Tribunais de Contas do Brasil), Cezar Miola.

Veja também

Justiça determina penhora de apartamento de luxo de Collor em Alagoas

Uma cobertura duplex, que pertence ao ex-senador Fernando Collor de Mello, foi penhora a pedido …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!