O vereador Sílvio Humberto (PSB) assume, em 2024, a liderança da bancada de oposição na Câmara Municipal de Salvador (CMS), posto anteriormente ocupado por Laina Crisóstomo (PSOL).
Em entrevista a Carolina Papa, do portal bahia.ba, Silvio Humberto destaca que a mudança ocorre em meio a uma “tradição” da legislatura que visa um “acordo estabelecido por conta da ideia de construção coletiva”.
“Nós acordamos [as trocas] desde o primeiro ano da candidatura, mantendo uma tradição da legislatura anterior onde houve alternância das lideranças. É um acordo que estabelecemos por conta da ideia de construção coletiva. Foi uma experiência bastante proveitosa com a ideia de que todos pudessem experimentar esse lugar independentemente do tamanho da sua bancada”, destaca Sílvio.
Na casa legislativa participaram do “rodízio” na liderança da oposição os vereadores Marta Rodrigues (PT) e Augusto Vasconcellos (PCdoB).
Sobre as expectativas para exercer a função em meio ao período eleitoral, Sílvio Humberto afirmou que será um ano “atípico”, mas que, geralmente, o grupo consegue “equilibrar as questões que colocam em urgência com importância para a cidade com o período de campanha”.
“No primeiro semestre, possivelmente, teremos que votar as matérias que estejam em discussão. No segundo, quando a eleição começa, é um ano eleitoral com tudo que se sobrepõe, mas, geralmente conseguimos equilibrar as questões que colocam em urgência com importância para a cidade com o período de campanha”, afirma.
“Não é a primeira vez que nós lidamos com isso. […] Conseguimos caminhar com muita tranquilidade com os acordos estabelecidos. A expectativa é grande, mas de muito trabalho”, afirmou o edil.