quarta-feira 15 de maio de 2024
Deputado Cláudio Cajado (PP) - Foto: Saulo Cruz/Agência Câmara
Home / DESTAQUE / Relator do arcabouço mostra otimismo com déficit zero após sanção de Lula
terça-feira 2 de janeiro de 2024 às 19:43h

Relator do arcabouço mostra otimismo com déficit zero após sanção de Lula

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O presidente Lula da Silva (PT) consolidou o rumo do governo em direção ao déficit zero nas contas públicas de 2024 — ao menos até o momento — com a sanção da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deste ano, publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (2). Há grande desconfiança de economistas e do mercado se o governo federal será capaz de cumprir a meta em questão. Em agosto, a equipe econômica estimou que R$ 168 bilhões em receitas extras seriam necessários para tanto.

De lá para cá, houve avanços nesse sentido, como segundo Felipe Erlich, da Veja, a aprovação da MP das subvenções pelo Congresso, que deve trazer 35 bilhões de reais aos cofres — um valor considerável, mas o rombo hipotético segue aberto. Apesar do esforço hercúleo ainda necessário para zerar o déficit, o relator do arcabouço fiscal na Câmara, o deputado federal pela Bahia, Cláudio Cajado (PP), segue otimista em relação ao que foi estabelecido em 2023.

“A perspectiva para o cumprimento da meta fiscal deste ano é boa. O governo tem uma ala mais afeita a gastos e outra mais responsável. O interlocutor econômico do governo com o Congresso é Haddad (ministro da Fazenda), que está entre os responsáveis. Alterar a meta fiscal seria desestabilizar Haddad, tirar a autoridade do ministro, o que é péssimo”, diz Cajado. O deputado acredita que rever a meta tão cedo seria uma grande mudança na política fiscal do governo, de modo a fazer Haddad tremer no cargo e trazer um custo altíssimo para o governo como um todo. “Seria jogar a toalha antes de entrar no ringue”, diz.

Articuladores mais pessimistas em relação à meta fiscal gostariam que ela fosse alterada já em março ou antes do meio do ano. Sobre isso, Cajado espera que essa conversa não vingue e o governo siga perseguindo a meta. O relator viu com bons olhos a sanção da LDO em linha com o arcabouço fiscal. “Não esperava outra postura do governo que não a consonância com o que construímos. Ir contra a meta de déficit zero neste momento seria desrespeitar o Congresso, ser irresponsável para com as contas públicas e perder os ganhos de 2023, em parte trazidos pela expectativa criada em cima do arcabouço”, diz.

Veja também

Veja ranking atualizado das maiores torcidas de futebol do Brasil

Metodologia da pesquisa A pesquisa O Maior Raio-X do Torcedor ouviu 6.373 pessoas no total, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas