O presidente Lula demonstrou a auxiliares, nos últimos dias, estar bastante irritado com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT).
O motivo seria a ausência de Lupi na reunião ministerial da quarta-feira (20), a última realizada pelo presidente da República no ano de 2023.
Segundo auxiliares, Lula não gostou nem um pouco de saber que Lupi faltou à reunião para viajar à Arábia Saudita para a final do Mundial de Clubes.
A partida aconteceu na tarde desta última sexta-feira (22) entre Manchester City e Fluminense, time para o qual o ministro da Previdência torce. O time brasileiro perdeu por 4 x 0.
Conforme revelou a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, Lupi viajou para Arábia Saudita com passagens e hospedagem bancadas pela Fifa.
O pedetista, porém, embarcou sem a autorização oficial de Lula, normalmente exigida para viagens de ministros que não estão em período de férias.
Por conta da viagem, Lupi também não compareceu à confraternização de Natal promovida por Lula na quinta-feira (21), na Granja do Torto.
No Palácio do Planalto, há quem diga de acordo com Igor Gadelha, colunista do Metrópoles, que Lupi está ameaçado no cargo e pode entrar na reforma ministerial que Lula pode fazer no início de 2024.