quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Confira como foram as atividades na AL-BA nesta última terça
quarta-feira 13 de dezembro de 2023 às 08:23h

Confira como foram as atividades na AL-BA nesta última terça

NOTÍCIAS, POLÍTICA


O pequeno expediente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), desta última terça-feira (12), foi utilizado pelos parlamentares para informar sobre atividades e visitas às suas bases, além da defesa de seus posicionamentos. Durante a sessão – conduzida, inicialmente, pelo presidente Adolfo Menezes (PSD), e depois, pelo deputado estadual Vitor Bonfim (PV) – os deputados saudaram a presença, nas galerias Paulo Jackson, dos alunos da Escola Municipal Syd Porto Brandão, de Salvador, e de representantes da Defensoria Pública, que acompanhavam a sessão na expectativa de votação de projeto de interesse da instituição.

Bobô (PC do B) relatou entregas, assinaturas e anúncios governamentais da última semana em Senhor do Bonfim. Entre as ações, o comunista destacou entrega de viaturas policiais; pavimentação de praças e ruas no distrito de Igara, que será inaugurada em breve; e a inauguração de novos leitos e equipamentos no Hospital Dom Antônio Monteiro.

Zé Raimundo (PT) destacou a realização de eventos, em Vitória da Conquista, que contaram com emendas de seu mandato e do deputado federal Waldenor Pereira (PT): a 1ª Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária, e os Concertos Natalinos Pela Paz, com a Orquestra Conquista Sinfônica, sob a regência do maestro João Omar.

Ivana Bastos (PSD) registrou sua participação, integrando a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), na COP 28, em Dubai, onde acompanhou o lançamento do Atlas de Hidrogênio na Bahia. Ela também citou a reunião das comissões de Agricultura e de Infraestrutura que debateu ações emergenciais contra a seca no estado.

Olívia Santana (PC do B) prestou solidariedade à primeira-dama Janja Lula da Silva, que teve sua conta em uma rede social hackeada e usada para publicar ofensas contra ela, o presidente Lula e o ministro do STF Alexandre de Moraes. A deputada espera que o episódio seja apurado e os criminosos sejam identificados e responsabilizados.

Fabrício Falcão (PC do B) lamentou a situação das estradas federais sob a responsabilidade da concessionária ViaBahia. Ele lembrou que, na última quinta (7), o contrato completou 13 anos, mas as BRs 324 e 116 continuam “sucateadas”. Para ilustrar o “descaso”, o parlamentar disse que, em todo esse tempo, apenas um trecho de 60 km foi duplicado.

Júnior Muniz (PT) ressaltou os recentes investimentos do Governo do Estado em Camaçari, parte deles impulsionado pela instalação da BYD, citando os mais de 5 mil empregos diretos com a chegada da fábrica. Ele lembrou que, na ocasião, o governador Jerônimo Rodrigues sancionou a lei, aprovada na ALBA, que isenta o IPVA de veículos elétricos.

Luciano Araújo (SD) questionou a Embasa sobre o cálculo cobrado para os produtores que tiveram a mudança de água bruta para água tratada. Segundo o deputado, há produtores, nesse momento de grave estiagem, cujas contas passaram de cerca de R$ 200 para até R$ 1.800. Ele prometeu oficiar o governador Jerônimo Rodrigues da situação.

Hilton Coelho (Psol) manifestou apoio ao projeto de lei da Defensoria Pública do Estado, elogiando a atuação da instituição e externando admiração pelos defensores. O psolista também prestou solidariedade ao movimento dos moradores de Barra Grande, em Maraú, que protestam contra a ocupação das praias “por construções flagrantemente ilegais”.

Fabíola Mansur (PSD) também externou seu apoio ao PL da Defensoria Pública, explicando que a proposta passou por alterações, após passar pela CCJ da Casa, pois precisavam de ajustes e adequações. A socialista adiantou que, com muita alegria, foi escolhida relatora do PL e afirmou que o governador Jerônimo deseja ver uma Defensoria forte.

Veja também

Bolsonaro indiciado: o que significa e quais as consequências

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é uma das 37 pessoas indiciadas pela Polícia Federal (PF) pelos crime de golpe …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!