sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / Emendas de comissão são o “orçamento secreto de volta”, diz Partido Novo
domingo 12 de novembro de 2023 às 07:26h

Emendas de comissão são o “orçamento secreto de volta”, diz Partido Novo

NOTÍCIAS, POLÍTICA


O Partido Novo entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal pedindo a suspensão do pagamento das emendas parlamentares destinadas à Comissão de Turismo e Desenvolvimento Regional do Senado.

A comissão recebeu R$ 6,5 bilhões das emendas de comissão para este ano. A verba é hoje controlada pelo senador Marcelo Castro (MDB), que relatou a proposta orçamentária de 2023.

A legenda alega que a execução das emendas “viola a Constituição”. Segundo o partido, as emendas de comissões são “o Orçamento Secreto de volta, sem qualquer transparência e vinculação com políticas públicas”.

“Uma emenda literalmente Pix, sem qualquer controle da sociedade, que arca com todos esses custos”, afirma o advogado Paulo Roque Khouri, autor da ação do Novo.

Para o presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, o uso do “Orçamento Secreto, por meio das RP8, escancara a hipocrisia do governo”.

“Lula criticou o orçamento secreto nas eleições e, pasmem, chegou a dizer que era pior que o Mensalão (de 2005), escândalo que ele mesmo protagonizou. E agora, depois de tudo isso, mantém as mesmas práticas. Emendas sem transparência precisam ser extintas”, disse.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!