domingo 22 de dezembro de 2024
Lula publica foto ao lado de Pacheco com quadro dado de presente ao presidente do Senado — Foto: Ricardo Stuckert/PR
Home / DESTAQUE / Lula recebe Pacheco no Alvorada para discutir votações no Senado
sábado 4 de novembro de 2023 às 07:53h

Lula recebe Pacheco no Alvorada para discutir votações no Senado

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Dois dias após o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pedir a suspensão do envio dos nomes aprovados pela Casa para ocupar vagas no Superior Tribunal de Justiça (STJ) por suspeita de fraude, ele se reuniu com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta última sexta-feira (3) no Palácio da Alvorada.

O encontro entre os dois já estava previsto mesmo antes da questão dos indicados ao STJ. Como o jornal O globo publicou, Lula decidiu entrar em campo depois de acumular derrotas no Senado, com o objetivo de evitar novos reveses.

Na reunião desta tarde, os dois discutiram pautas econômicas. Falaram também sobre a necessidade de o Congresso estar alinhado para assegurar projetos para a alavancar a economia do país, principalmente com a reforma tributária e vetos que devem ser analisados pelo parlamento, como os ao arcabouço fiscal. Pacheco se comprometeu a ajudar o governo nessas pautas, como já tinha feito ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Após o encontro, Lula publicou uma foto do encontro com Pacheco no qual o parabeniza pelo seu aniversário, comemorado nesta sexta-feira. O presidente disse ter presenteado o senador com uma fografia da Praça dos Três Poderes.

Lula também passou a atuar segundo Camila Turtelli, do O Globo, mais diretamente na relação com o Senado, após Pacheco se queixar a lideranças petistas sobre a presidente do PT, a deputada Gleisi Hoffman que fez críticas públicas ao senador.

Pacheco tem dado andamento a projetos alinhados à pauta conservadora, dentro de uma equação que já vislumbra a candidatura de Davi Alcolumbre (União-AP), seu aliado, para o comando do Senado em 2025. Na semana passada, Gleisi reagiu e afirmou que Pacheco prestava um serviço para a extrema-direita ao pautar a PEC que limita decisões de ministros do STF. Em resposta, ele disse que a declaração de Gleisi “retroalimenta a polarização”.

Nesse cenário conflagrado, Lula procurou Pacheco, segundo interlocutores do Planalto e do Senado. Os dois já se encontraram outras vezes desde o início do ano, mas a última conversa tinha acontecido há mais de um mês.

Na próxima quarta-feira, 8, Lula vai se reunir com lideranças do Senado. Um dos objetivos é justamente ajustar o caminho para a aprovação da Reforma Tributária e de nomes indicados à diretoria do Banco Central, em articulações das quais o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa.

Veja também

Luzes misteriosas continuam a sobrevoar as bases dos EUA e agora são avistadas no Brasil; veja vídeo

Uma série de avistamentos de drones sobre bases militares em todo o país renovou as …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!