sábado 23 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Minerais estratégicos: Terras Raras são utilizados para produção de turbinas eólicas e carros híbridos
quarta-feira 18 de outubro de 2023 às 19:26h

Minerais estratégicos: Terras Raras são utilizados para produção de turbinas eólicas e carros híbridos

NOTÍCIAS


Com a transição energética e a busca cada vez maior por fontes mais limpas de energia, alguns minerais não muito conhecidos pela maioria das pessoas começaram a ser bastante citados, dentre eles as terras raras. Por terem um aspecto terroso e por ser difícil de fazer a separação dos óxidos individuais nestes minerais, receberam esse nome.

As terras raras são um conjunto de 17 elementos químicos: lantânio, cério, praseodímio, neodímio, promécio, samário, európio, gadolínio, térbio, disprósio, hólmio, érbio, escândio, túlio, itérbio, lutécio e ítrio. Esses minerais estratégicos têm um papel importante na transição energética pois são utilizados na indústria de alta tecnologia para produção de turbinas eólicas e carros híbridos. Além disso, os elementos são utilizados na fabricação de televisores de tela plana, telefones celulares, lâmpadas fluorescentes compactas, ímãs permanentes, catalisadores de gases de escapamento, lentes de alta refração e mísseis teleguiados.

Segundo estudos do Serviço Geológico do Brasil (SGB), empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), o Brasil obtém a terceira maior reserva dos elementos Terras Raras, com um total de 21 milhões de toneladas. Ela está dividida entre os estados de Minas Gerais, Amazonas, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo e Roraima. Mais de R$ 5 milhões de reais já foram investidos em programas para exploração das substâncias, além de mapeamento geológico de recursos minerais e promoção de pesquisa, lavra e beneficiamento desses elementos.

Infográfico Terras Raras

 Apesar de a reserva do mineral ser grande, a produção ainda é pequena. Em 2022, 80 toneladas foram produzidas. Agora, o foco do MME e do Governo Federal é incentivar o setor, estimulando a tecnologia mineral, a metalurgia e a agregação de valor, além de promover a reciclagem, o reuso e a gestão de resíduos. Com o fortalecimento de toda a cadeia produtiva, o Brasil estará cada vez mais na vanguarda da transição energética e da exploração dos minerais estratégicos.

Veja também

FIEB e Sebrae lançam Feira da Indústria da Bahia 2025

Sétimo maior PIB do Brasil, com R$ 307,3 bilhões e principal economia do Nordeste, a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!