Deputados federais do Brasil querem que a Câmara dos Deputados faça uma moção de repúdio ao grupo extremista islâmico Hamas, responsável pelos ataques terroristas a cidades de Israel no sábado (7). As informações são de Igor Gadelha, colunista do Metrópoles.
Os pedidos para a moção foram protocolados nesta segunda-feira (9), na Comissão de Relações Exteriores da Casa, por deputados da oposição. Entre eles, Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Marcel Van Hattem (Novo-RS).
“Neste cenário de terror e violência, faço um apelo veemente a todas as nações e organizações internacionais para que se posicionem em prol da paz e reconheçamos direito legítimo de Israel à autodefesa”, afirma Eduardo Bolsonaro em seu requerimento.
Além dos bolsonaristas, há pedidos de deputados de partidos próximos ao governo Lula, como Cristiane Lopes (União-RO). A parlamentar apresentou requerimento pedindo a moção de repúdio no plenário da Casa.
“Considerando que a série de ataques sofridos pelo Estado de Israel comprometem a segurança, a vida e o bem-estar de seus cidadãos e reconhecendo que o Brasil, como nação, tem uma longa história na defesa dos direitos humanos e da paz internacional, é essencial que a Câmara dos Deputados expresse sua preocupação e condenação face a tais atos de violência”, afirma a deputada.