O deputado federal pela Bahia, João Leão (PP) visitou na manhã desta sexta-feira (8) o General de Divisão Marcelo Arantes Guedon, comandante da 6ª Região Militar, para apresentar o Projeto de Lei Complementar que visa criar o Batalhão Hidroviário do Exército, incluindo a dragagem e recuperação de margens de rios, em todo território nacional, como missões subsidiárias do Exército.
A proposta tem como base o modelo adotado pelos Estados Unidos na manutenção e gestão de suas hidrovias que, há quase 200 anos, utiliza o Corpo de Engenharia do Exército como braço operacional para cuidar dos rios navegáveis.
Na oportunidade, o General Guedon apresentou o Projeto Revitalização do Rio São Francisco executado em modelo de cooperação com o Exercito Brasileiro, no Distrito de Itacoatiara, município de Barra.
Com extensão aproximada de 2.800 metros, a revitalização foi iniciada em 2016, na qual foram realizados serviços de contenção de barrancos, por meio de regularização por taludamento da margem.
Para o deputado federal João Leão, as apresentações evidenciam a importância de estreitar os laços com o Exercito Brasileiro. “É a oportunidade de pensar projetos que irão propiciar melhorias para a população brasileira, principalmente as ribeirinhas”, afirmou.
Acompanharam a audiência o coronel Costa Neto, assessor Parlamentar da 6ªRM, e o coronel Heckert, assessor do Comandante da 6ªRM, além da chefe do Gabinete do deputado, Fátima Barbosa.