Auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aguardam para as próximas horas a resposta da bancada do Progressistas (PP) na Câmara dos Deputados sobre a oferta de assumirem o controle do Ministério do Esporte em um formato turbinado.
Mas enquanto a negociação com o PP está avançada, o PSB resiste segundo Andrea Jubé e Marcelo Ribeiro, do jornal Valor, a deixar o Ministério de Portos e Aeroportos, dificultando o desfecho da articulação do governo com o Republicanos.
Lula quer concluir as trocas no ministério antes de viajar para a cúpula do G20 na Índia, e pediu aos aliados que deem as respostas sobre as ofertas formuladas às bancadas até a quarta-feira (6).
O líder do PP e nome indicado para assumir o Ministério do Esporte, André Fufuca (MA), está consultando de acordo com o Valor, os integrantes da bancada sobre a oferta dele assumir a Pasta. A expectativa é de que a maioria dos 49 deputados do PP avalizem a nomeação de Fufuca para o Esporte, liquidando metade da minirreforma ministerial.
Para isso, Lula se reuniu na tarde desta terça-feira (5) com a titular da pasta, ministra Ana Moser, comunicando-a de que poderia precisar do cargo dela para ampliar a bancada governista na Câmara.
PSB resiste
Em paralelo, a cúpula do PSB reuniu-se nesta tarde para avaliar a oferta de Lula para que o atual ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, aceite assumir o futuro Ministério da Micro e Pequena Empresa, a fim de ceder sua cadeira para o Republicanos. O indicado do partido para o cargo é o ex-líder da bancada Silvio Costa Filho (PE). Lula reuniu-se no começo da tarde de hoje com França comunicando-lhe que precisaria do cargo para atender o Republicanos, e reforçar a bancada governista na Câmara.
O PSB resiste, entretanto, a aceitar a futura pasta da Micro e Pequena Empresa. Para deixar Portos e Aeroportos, o partido ambiciona o Ministério da Ciência e Tecnologia, pasta que já comandou no passado. Lula gostaria de não remanejar a titular da pasta, a presidente do PCdoB, Luciana Santos. Mas se o PSB não aceitar a Pasta que cuidará do microempreendedorismo, Lula terá de reacomodar o PCdoB.