O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta segunda-feira (14) segundo Fabio Murakawa, do jornal Valor, que a paz entre Rússia e Ucrânia será discutida na reunião de cúpula dos Brics, na semana que vem em Joanesburgo, na África do Sul. Segundo ele, os líderes dos dois países, Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky, precisam ter “humildade” para conversar e encontrar uma solução para o conflito.
“Nos Brics nós vamos discutir a questão da desigualdade. Nós temos que discutir a questão de paz. Não é possível que não haja um momento em que Rússia e Ucrânia se sentem para conversar e parem de se matar”, disse Lula. “Não é possível que a gente não discuta. Não é possível que não haja um momento em que Rússia e Ucrânia sentem para conversar e parem de se matar. É uma guerra que só destrói aquilo que demorou anos para ser construído. É preciso encontrar um caminho, qual é o denominador comum para a gente parar essa guerra. Possivelmente, só os dois [Putin e Zelensky] tenham, e quando os dois tiverem humildade de querer conversar vai se encontrar uma solução.”
O presidente citou dados do Stockholm International Peace Research Institute (Sipri), dando conta de que o mundo gastou em 2022 mais de US$ 2,24 trilhões em armamentos e outros gastos militares, número recorde, dizendo que esses recursos poderiam estar sendo empregados para outros fins, como “matar a fome de 735 milhões de pessoas” no mundo.
“Eu citei agora há pouco o gasto de US$ 2,24 trilhões em armamento. “Esse dinheiro poderia estar servindo para gerar emprego, para plantar produtos agrícolas, para matar a fome de 735 milhões de pessoas que passam fome todo dia”, disse Lula. “É apenas fazer reversão do comportamento atual. O mundo não precisa de guerra, o mundo não comporta guerra. A guerra não ajuda, a guerra destrói, causa prejuízo. A gente nunca mais vai recuperar os seres humanos que morreram. Isso é uma razão para a gente parar a guerra.”
O presidente previu ainda altos gastos para a reconstrução no pós-guerra e defendeu a posição de neutralidade do Brasil no conflito.
“E quanto vai custar reconstruir? Além de você gastar produzindo arma, mandando soldado para a luta e tudo que se gasta [na guerra], quanto é que vai se gastar para reconstruir o que foi destruído?”, disse Lula. “É uma coisa insensata, desumana. Por isso, acho que o Brasil tem que manter sua posição de não ter contencioso internacional com ninguém. Aqui, nós queremos ter paz.”
O encontro dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) ocorre entre os dias 22 e 24 de agosto em Joanesburgo. Putin, que tem um mandado internacional de prisão expedito contra ele pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), não deve comparecer pessoalmente.