Alguns nomes da oposição à prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), viram segundo Matheus Morais, do portal bahia.ba, com bons olhos a recente declaração do deputado federal João Leão (PP), que pretende transferir seu título de eleitor para a cidade da Região Metropolitana de Salvador.
“Estou fazendo essa semana que vem [a transferência do título]. [Mas] não sei se serei candidato”, pontuou o político. “Não é ter vontade [de ser prefeito de Lauro], eu tenho vontade de organizar, que saia unificado um candidato da base. E aí, com um único candidato, nós vamos ganhar de goleada”, afirmou Leão ao Metropod, da Rádio Metrópole.
Um opositor de Moema, que preferiu manter o anonimato, disse ao bahia.ba, que o momento é ideal para Leão tentar uma candidatura a prefeito de Lauro de Freitas. Para ele, o ex-vice-governador da Bahia tem um “grande capital político” e pode unificar a oposição na cidade
“Temos nomes como Teobaldo Costa, a vereadora Débora Regis, o próprio vereador Tenóbio, mas acredito na tradição e na força política de Leão. Recebi a declaração de transferência do título de eleitor como um bom sinal para 2024. Leão pode unificar de vez a oposição, nosso grupo, para derrotar o candidato da prefeita. Ele não tem nada a perder”, afirmou.
Os principais nomes da oposição para 2024 são o empresário Teobaldo Costa (União Brasil), a ex-deputada estadual Mirela Macedo (União Brasil), Mateus Reis (PSDB), Mauro Cardim, o vereador Gabriel Bandarra (PSC), Gustavo Ferraz, e a vereadora Débora Régis (PDT).
Já a prefeita Moema Gramacho (PT), que foi reeleita em 2022, faz mistério sobre o nome que escolherá para disputar sua sucessão. A petista vem afirmando que ainda é cedo para discutir o pleito, mas ressalta que “elegerá seu sucessor ou sucessora”.