domingo 12 de maio de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Paulo Misk assumirá presidência da Fundação Renova
sexta-feira 7 de julho de 2023 às 09:36h

Paulo Misk assumirá presidência da Fundação Renova

NOTÍCIAS


Ele substitui André de Freitas, que deixa a organização

A Fundação Renova informou, em nota, que o engenheiro Paulo Misk assumirá, a partir de 10 de julho, a presidência da Fundação Renova, em substituição a André de Freitas, que está “encerrando seu ciclo na organização”.

Antes de vir para a Fundação Renova, Paulo Misk atuava na Largo Inc, “uma empresa canadense referência ESG que produz vanádio no Brasil desde 2014”. Paulo Misk é graduado em engenharia pela UFMG e atuou anteriormente na Anglo American e AMG, entre outras empresas. “A Fundação Renova seguirá comprometida com a reparação, tendo como prioridade as entregas estabelecidas no Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre a Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos Federal, de Minas Gerais e do Espírito Santo”, informa a organização.

André de Freitas iniciou seu trabalho na Fundação Renova em 2018, como diretor de Programas, área responsável pelos programas socioambientais e socioeconômicos da reparação do rompimento da barragem de Fundão. “Assumi a presidência da Fundação Renova em janeiro de 2020 e, após três anos e meio de um dos projetos mais gratificantes e desafiadores da minha carreira, comuniquei à instituição meu desejo de encerrar este ciclo profissional e me dedicar a planos pessoais”, diz ele.

Para a Fundação Renova, a reparação encontra-se “em um momento de entregas consistentes. Famílias estão se mudando para o distrito de Bento Rodrigues (Mariana) e, em Paracatu, as primeiras chaves foram entregues. Até maio de 2023, mais de 417 mil pessoas receberam R$ 14,1 bilhões em indenizações e Auxílios Financeiros Emergenciais.

Ações integradas de restauração florestal, recuperação de nascentes e saneamento estão acontecendo ao longo da bacia do rio Doce e visam à melhoria da qualidade da água. Até maio de 2023, foram destinados R$ 30 bilhões às ações de reparação e compensação do rompimento, de acordo com a Renova.

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A organização foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Veja também

Milhares de pessoas protestam na Geórgia contra “lei russa”

Capital do país voltou a ser palco de protestos contra projeto do governo quer conter …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas