O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, minimizou neste domingo (21) o fato de não ter havido a reunião bilateral solicitada por ele ao Luiz Inácio Lula da Silva, durante o G7, no Japão, e disse, em tom de ironia, que acha que quem ficou desapontado foi o presidente brasileiro.
Segundo o que foi divulgado, o encontro não ocorreu em razão de uma “incompatibilidade de agendas” entre os dois.
Ao ser questionado pela imprensa se havia ficado decepcionado, Zelensky respondeu:
“Eu acho que ele ficou desapontado”, disse sorrindo e provocando risos entre os jornalistas.
O convite para a bilateral foi feito pelo ucraniano na sexta-feira (19). Inicialmente, Lula tinha se mostrado resistente porque avaliava a conveniência de ter o encontro em razão de o Brasil querer manter um posicionamento de neutralidade em relação à invasão da Ucrânia pela Rússia.
Segundo o governo brasileiro, a possibilidade de uma reunião chegou a ser negociada e uma sala foi montada para o encontro, mas o encontro ficou de fora da agenda.
Lula e Zelensky não terão reunião bilateral durante cúpula do G7
Frente a frente
Lula e Zelensky ficaram frente a frente pela primeira vez neste domingo durante uma sessão de trabalho do G7 e países convidados da cúpula para discutir a paz.
Em seu discurso, Lula condenou a violação da integração territorial ucraniana e repudiou o “uso da força como meio de resolver disputas”.
Na mesa, o brasileiro ficou entre o presidente americano Joe Biden e o premiê canadense Justin Trudeau. Bem em frente a ele estava o ucraniano, ladeado pelo indiano Narendra Modi e o sul-coreado Yoon Suk-yeol. Ao centro, estava o anfitrião do encontro, o japonês Fumio Kishida. (Veja na foto abaixo.)