Mesmo com a sua explosão, o lançamento do megafoguete Starship pela empresa SpaceX no dia 20 de abril foi considerado um sucesso pelo seu dono e CEO, Elon Musk. Mas a FAA, agência que controla a aviação nos Estados Unidos pensa diferente.
A entidade está investigando o acidente com a Starship, assim como os danos causados por sua explosão. Detritos e poeira do teste de voo do foguete as praias de Boca Chica, onde fica a base de lançamentos da empresa e onde existem animais ameaçados de extinção, como pássaros e tartarugas marinhas.
Casas na cidade de Port Isabel, cerca de 10 km de onde o foguete foi lançado, também teriam sido danificadas pelo lançamento, com janelas quebradas, e cobertas por cinzas.
A base da SpaceX não conta com sistemas para reduzir os danos nas redondezas durante os lançamentos de foguete, como o sistema que inunda as plataformas com água para evitar as ondas de choque ou ainda uma vala de chamas para canalizar os gases expelidos durante a decolagem.
Até o fim das investigações do FAA, a SpaceX não poderá realizar nenhum outro lançamento. Confira no vídeo abaixo, a força e os danos do lançamento da Starship gravados próximo a base de lançamento.