quinta-feira 10 de outubro de 2024
Cármen Lúcia foi eleita presidente do TSE na última terça-feira (7) 09/05/2024 - Alejandro Zambrana/Secom/TSE
Home / JUSTIÇA / TSE marca para 3 de junho posse de Cármen Lúcia
terça-feira 21 de maio de 2024 às 10:30h

TSE marca para 3 de junho posse de Cármen Lúcia

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para 3 de junho a posse da ministra Cármen Lúcia como presidente da corte. Ela vai substituir Alexandre de Moraes no cargo e será responsável por conduzir as eleições municipais de outubro.

Essa será a segunda passagem da ministra pela presidência do TSE. Cármen ficará no cargo até agosto de 2026 e terá como vice o ministro Kassio Nunes Marques.

Um dos desafios da ministra à frente do tribunal será dar continuidade ao trabalho de combate às “fake news”. No início do ano, ela foi a relatora das resoluções que endureceram o cerco em relação às plataformas de redes sociais e estabeleceram diretrizes para o uso da chamada inteligência artificial durante a campanha.

Em 2012, a ministra se tornou a primeira mulher a presidir o TSE. Naquele ano, também foi responsável por conduzir uma eleição municipal. Ao todo, o tribunal é formado por sete ministros, três deles oriundos do STF.

Natural de Montes Claros (MG), Cármen Lúcia chegou ao Supremo em 2006, durante o primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Hoje, ela é a única ministra da Corte, entre os 11 titulares.

Veja também

Lira avisa aos ministros do STF que não adotará medidas em retaliação ao tribunal

Procurado por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!