domingo 22 de dezembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / Motocicleta mais para o rally urbano do que para a terra
terça-feira 11 de abril de 2023 às 12:16h

Motocicleta mais para o rally urbano do que para a terra

NOTÍCIAS


A marca de motos Dafra nasceu em 2007 com fábrica própria em Manaus, Amazonas. Entretanto, optou por estabelecer parcerias com marcas asiáticas, nacionalizando seus modelos. Entre elas, a taiwanesa Sang Yang Motors (SYM), que já tem no catálogo os scooters Cruisym 150 e 300, Citycom 300 e Maxsym 400, e as motos NH 190, Next 250 e 300 (já descontinuadas), e agora o lançamento Dafra NH 300, que chega na segunda quinzena de abril, com preço sugerido de R$ 23.990 sem frete.

dafra nh 300 modelo 2023 de lateral amarela estatica no estudio
Modelo tem porte avantajado, com linhas vincadas e carenagem robusta – Foto: Dafra/Divulgação

A SYM foi fundada em 1954, com produção que já contava com tecnologia de grandes marcas japonesas a partir de joint ventures, para atuar de forma totalmente independente desde 2002. Atualmente, tem fábricas em Taiwan, China e Vietnã, exportando para cerca de 90 países. A parceria para produção com a Dafra foi estabelecida em 2010.

dafra nh 300 modelo 2023 de traseira amarela estatica no estudio
A saída do escapamento fica em posição elevada – Foto: Dafra/Divulgação

Evolução da campeã de vendas

A motocicleta do tipo on-off road NH 190, lançada em 2019, fruto da parceria com a SYM, se transformou em pouco tempo no campeão de vendas da Dafra. O novo modelo Dafra NH 300 conserva as características da irmã menor, porém, com novo motor, derivado de outra “parente”: a naked street Next 300, que já saiu de linha.

dafra nh 300 modelo 2023 detalhe do painel digital amarela estatica no estudio
Painel digital disponibiliza todas as informações necessárias ao piloto – Foto: Dafra/Divulgação

O motor de um cilindro, 278,3cm³, equipado com quatro válvulas e arrefecimento líquido, entrega 25,2cv a 7.500rpm e torque de 2,45kgfm a 6.000rpm, retrabalhado para as novas exigências e acoplado a um câmbio de seis marchas. Além disso, a nova pequena trail tem equipamentos mais comuns em modelos de cilindrada maior.

A iluminação da Dafra NH 300 é totalmente em LED, os freios com sistema ABS nas duas rodas e uma tomada do tipo USB para conexão com eletrônicos, inclusive o celular, estão presentes, além de protetores laterais de motor em tubos de aço, como nas big trail. Na dianteira, freio a disco com 288mm de diâmetro, pinça de duplo pistão, e na traseira, disco de 222mm de diâmetro.

dafra nh 300 modelo 2023 detalhe do celular conectado amarela estatica no estudio
Entrada USB permite conectividade com o celular – Foto: Dafra/Divulgação

Porte avantajado da Dafra NH 300

Outra herança da NH 190 é o porte avantajado, com semi carenagem dianteira e farol incrustado. Um visual com linhas retas e vincadas em lugar das formas mais arredondadas. Uma mistura das escolas asiáticas e europeias, dotando o modelo de um desenho singular, que tem ainda para-lama dianteiro estilo bico de pato e proteção inferior tipo limpa trilhos.

Contribuem para o maior porte da Dafra NH 300 os pneus mais largos de uso misto. Na traseira, medida de 130/90 em roda de liga leve com aro de 17 polegadas. Na dianteira, pneu 100/90 em roda raiada com aro de 19 polegadas. O tamanho da roda dianteira é uma média entre asfalto e fora de estrada. Porém, o banco em dois níveis, mais confortável no asfalto, limita sua atuação na terra.

dafra nh 300 modelo 2023 detalhe do banco amarela estatica no estudio
O banco em dois níveis é mais confortável no asfalto do que na terra – Foto: Dafra/Divulgação

Quadro do tipo Diamond

O quadro da Dafra NH 300 é em tubos de aço do tipo Diamond, com altura mínima do solo de 180mm e distância entre-eixos de 1.405mm. O peso a seco é de 154,3kg, e o tanque comporta 11 litros. Um conjunto que pode ser classificado como uma trail urbana. Mais para asfalto e o rali diário urbano do que para terra.

dafra nh 300 modelo 2023 detalhe da roda dianteira disco de freio amarela estatica no estudio
A Dafra NH 300 tem freios a discos nas duas rodas, com ABS – Foto: Dafra/Divulgação

A suspensão dianteira é convencional telescópica não invertida, com 135mm de curso, e a traseira do tipo mono com 145mm de curso. A nova Dafra NH 300 tem painel digital e vai encarar, por exemplo, a concorrência da Honda XRE 300 (e a possível Sahara 300), além da Yamaha Lander 250 ABS. Porém, o pacote tem bons argumentos, além de preço competitivo.

dafra nh 300 modelo 2023 detalhe do motor amarela estatica no estudio
O novo motor de um cilindro desenvolve potência de 25,2cv e torque de 2,45kgfm – Foto: Dafra/Divulgação

Veja também

O ministério de Lula que atrai a atenção de Arthur Lira

Interlocutores de Arthur Lira (PP-AL) dizem de acordo com Lauro Jardim, do O Globo, que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!