Novidade desta legislatura, a bancada evangélica do Senado Federal superou as expectativas e conta com quinze assinaturas. A expectativa era de que a frente, que deve ser liderada pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG), contasse com 13 parlamentares, o equivalente a 16% da Casa. Viana, no entanto, espera que o grupo tenha mais integrantes. Segundo Luísa Marzullo, do O Globo, o primeiro encontro da bancada está marcado para a próxima quarta-feira.
Entre as assinaturas coletadas até esta quinta-feira, prevalecem nomes da Igreja Batista (5) e da Assembleia de Deus (4). No entanto, há senadores novatos na seara como Soraya Thronicke (União-MS) e Jorge Kajuru (PSB-GO). Para integrar a Frente Parlamentar Evangélica, não é necessário ser protestante. Em 2020, de acordo com o Instituto de Estudos da Religião (ISER), menos da metade da bancada do Congresso era evangélica.
A nova bancada
Fundada em 2003, a Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional é uma das mais tradicionais da política brasileira. No ano passado, ainda sob o comando do deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), foi-se levado em conta a necessidade de se criar uma bancada voltada apenas ao Senado Federal, o que significa que os senadores participam das duas Frentes.
Como na bancada original, a cada dois anos, um parlamentar se tornará líder. A expectativa é de que o primeiro seja Carlos Viana, articulador da iniciativa.
No Congresso, o responsável pelos evangélicos, atualmente, é o deputado federal Eli Borges (PL-TO). Após uma série de impasses, ficou acordado que Borges irá revezar a liderança com Silas Câmara (Republicanos-AM), com mandatos alternados de seis meses.
Veja a lista de integrantes da nova bancada:
- Carlos Viana (Podemos-MG)
- Alan Rick (União-AC)
- Cleitinho (Republicanos-MG)
- Damares Alves (Republicanos-DF)
- Eduardo Girão (Novo-CE)
- Eliziane Gama (PSD-MA)
- Flávio Bolsonaro (PL-RJ)
- Jorge Kajuru (PSB-GO)
- Jorge Seif (PL-SC)
- Magno Malta (PL-ES)
- Marcos do Val (Podemos-ES)
- Mecias de Jesus (Republicanos-RR)
- Rogério Marinho (PL-RN)
- Soraya Thronicke (União-MS)
- Zequinha Marinho (PL-PA)