O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou em São Paulo nesta segunda-feira (20) para acompanhar os estragos causados pela chuva que já matou 37 pessoas no litoral paulista. O voo pousou em São José dos Campos (SP) e por volta das 10h30 Lula seguiu para as áreas afetadas. Ele deve sobrevoar a região do litoral de São Paulo e seguir para o município de São Sebastião, um dos mais atingidos pelas chuvas nas últimas horas.
O presidente deve se reunir com lideranças e autoridades locais, no Teatro Municipal de São Sebastião, no centro da cidade. O governador do estado, Tarcísio Gomes de Freitas, também está no município e informou que caminhões com mantimentos e doações estão sendo transportados da capital para as regiões prejudicadas.
Ao menos 50 pessoas estão desaparecidas. De acordo com o governo de São Paulo, “mais de 500 pessoas (equipes de Governo de SP, Forças Armadas, Polícia Federal, prefeitura de São Sebastião e voluntários), seguem empenhadas nas ações de resgate e identificação das vítimas das chuvas que atingiram o Litoral Norte”.
Na manhã desta segunda, 20 FEV, o @exercitooficial reforça apoio nas ações de resposta aos danos causados pelas fortes chuvas na região de São Sebastião-SP com mais 04 aeronaves de grande porte, sendo 02 (duas) HM-1 Pantera, 01 (uma) HM-4 Jaguar e 01 (uma) HM-3 Cougar. pic.twitter.com/mdBjTwk0uy
— Comando Militar do Sudeste (@cmse_exercito) February 20, 2023
De acordo com o Comando Militar do Sudeste, aeronaves do Exército Brasileiro (Comando de Aviação do Exército) também estão apoiando o transporte de equipes de resgate e de vítimas em São Sebastião.
Neste último domingo (19), uma mulher em trabalho de parto e o filho recém-nascido, que estavam isolados em Maresias foram resgatados pelo Comando de Aviação e Corpo de Bombeiros da PM.