sexta-feira 15 de novembro de 2024
Deputados no plenário da Câmara, na reeleição de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Casa: pauta de costumes não tem consenso entre parlamentares Sergio Lima/AFP
Home / DESTAQUE / MP do Minha Casa, Minha Vida dá poderes extras à equipe política do governo
quinta-feira 16 de fevereiro de 2023 às 13:20h

MP do Minha Casa, Minha Vida dá poderes extras à equipe política do governo

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


A Medida Provisória do Minha Casa, Minha Vida editada por Lula nesta semana deu segundo Mariana Carneiro, da coluna Estadão, poderes à equipe política do governo na definição dos recortes por renda das famílias beneficiadas pelo programa. Agora, os limites serão de atribuição formal do Ministério das Cidades – no passado, a responsabilidade era compartilhada com os Ministérios da Fazenda e do Planejamento. No lançamento da versão atual do programa, coube à Casa Civil ditar o reajuste de 10% no teto da renda familiar requerida para acessar os imóveis da faixa 1 (que subiu para R$ 2.640), o que sugeriu a técnicos do governo que as decisões futuras também serão feitas sob a supervisão direta do Palácio do Planalto.

A MP também define que a pasta das Cidades terá a prerrogativa de estipular os valores de subvenção do programa, ou seja, o quanto será transferido às famílias atendidas, o que também era compartilhado com a equipe econômica no passado.

A possível exigência de contratação de um novo seguro pelas construtoras para cobrir danos estruturais dos imóveis do Minha Casa desagradou ao setor privado. O valor da apólice gira em torno de 1,5% a 3,5% do imóvel, e o temor é de que isso eleve o custo das construtoras. O governo, porém, quer aplicar a exigência só para os imóveis da faixa 1, que são 100% bancados pelo governo, e que por isso não recairá sobre os privados.

O objetivo é pressionar para que as obras sejam entregues – o passivo de unidades inconclusas é de cerca de 180 mil. Na faixa 1, o governo também quer um seguro de término das obras.

Veja também

Polícia Legislativa da Câmara vai propor mudanças na segurança da Casa após ataque

As explosões na Praça dos Três Poderes na quarta-feira (13) levaram a Polícia Legislativa da Câmara dos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!