A prefeitura de Salvador espera construir um Parque de Energia Solar no bairro de Canabrava até julho do ano que vem. O projeto foi idealizado pela secretária Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Marcelle Moraes, e conta com a parceria da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) para a implementação.
A ex-vereadora contou ao portal Bahia Notícias mais detalhes e afirmou que o plano inicial é realizar a construção do complexo ao lado do futuro Hospital Público Veterinário de Salvador, próximo ao estádio Manoel Barradas (Barradão), em um terreno que já é de posse da prefeitura. A expectativa é que as obras tenham início no segundo semestre deste ano.
A ideia é que o parque solar forneça energia elétrica para os moradores das comunidades da região. Marcelle explicou que o projeto também tem um caráter social e irá oferecer descontos no pagamento da conta de luz, podendo gerar uma isenção na tributação dependendo da quantidade energética produzida pelo complexo.
O projeto ainda está em fase de estudos, junto a Fundação Mário Leal Ferreira. A finalização ainda depende de tramitações internas dentro da própria prefeitura, mas, provavelmente, a análise deve ser encerrada ainda neste semestre.
No ano passado, a Câmara Municipal de Salvador (CMS) aprovou a lei que institui a Política Municipal de Incentivo à Energia Solar Fotovoltaica. O texto estabelece incentivos ao uso, desenvolvimento e expansão da geração da fonte sustentável em Salvador.
A criação da Lei, inclusive, foi estimulada pelo programa Salvador Solar, lançado em outubro de 2021 pela Secis.
A secretaria também promoveu IPTU Amarelo, que, segundo a pasta, incentiva os proprietários de casas e condomínios a implementarem o sistema de geração de energia solar em suas residências. Ao participar do programa, o proprietário é beneficiado com descontos no IPTU.
O projeto possui três categorias: ouro (10%), prata (7%) e bronze (5%), que definem o percentual de descontos de acordo com a quantidade de energia solar consumida. Portanto, quanto mais energia solar você produz, mais descontos no IPTU você tem.
O incentivo ao uso da energia solar também consta no plano de governo do prefeito Bruno Reis (União). “Fomentar a utilização de energia solar visando a redução dos impactos no meio ambiente e a otimização no uso das fontes de energia, permitindo a climatização de 15% da rede física escolar com o uso de energias renováveis”.