O futuro ministro da Secretaria Especial de Comunicação (Secom), Paulo Pimenta, informou ao Geralda Doca , do O Globo, que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não vai comparecer ao velório de Pelé, marcado para esta sexta-feira (30), em Santos (10h), em virtude dos compromissos voltados à cerimônia de posse, no domingo. Ele disse, contudo, que o petista ficou extremamente sensibilizado com a morte do Rei do Futebol e lembrou os tempos de torcedor de Lula.
Pimenta disse que estava com o presidente eleito quando ele recebeu a notícia sobre o falecimento do ídolo
— Ele (Lula) fez questão de lembrar que, muitas vezes, ia assistir ao Pelé jogar nos estádios do Pacaembu e no Morumbi, em São Paulo, e ficava com raiva porque, contra o Corinthians, time do presidente, Pelé jogava ainda melhor. Aos poucos, esse sentimento foi se transformando em admiração — contou o futuro ministro.
— Ninguém mais do que Pelé ajudava a levar o nome do Brasil para o mundo inteiro. Em todas as línguas, as pessoas tentam falar Pelé. O presidente esteve muitas vezes com Pelé — acrescentou Pimenta.
Ela disse ainda que Lula pediu informações sobre o velório, mas que a programação da posse inviabiliza a presença do petista. O futuro ministro destacou ainda que Lula poderá adiar para a próxima semana o anúncio dos presidentes da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e da Petrobras, diante da “falta de clima” gerada pela morte de Pelé.