O projeto que obriga os bancos a instalarem portas com detectores de metais em todas as unidades bancárias foi aprovado pela Câmara Municipal de Salvador, nesta quarta-feira (14). A matéria agora segue para a sanção do prefeito Bruno Reis (União Brasil).
O texto, de autoria do vereador Augusto Vasconcelos, que também é presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, estabelece ainda vigilância armada nas unidades e monitoramento por câmeras na parte interna e externa. Vale lembrar que a porta giratória trava o retorno automático e permite ao vigilante a retenção do metal detectado através da abertura ou da janela.
Durante a votação, Augusto Vasconcelos (PCdoB) destacou que os bancos, como Santander e Bradesco, mudam o perfil das agências e retiram vigilantes e portas giratórias. Iniciativa que deixa a segurança de todos mais vulnerável.
“É importante que estejamos mobilizados para barrar as ações que expõem bancários e clientes. Agora, vamos pressionar o prefeito pela sanção rápida do PL, para que assim possa ser garantida a segurança de todos” acrescentou.
Discussão
A necessidade de uma lei que garanta a porta giratória, a vigilância armada e câmeras de monitoramento vinha sendo discutida pelo movimento sindical e por bancários, devido aos inúmeros casos de violência que acontecem nas agências da cidade. A vitória garante tranquilidade no atendimento e não impede o acesso de pessoas portadoras de deficiência, obesos, gestantes, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção nas unidades.