Depois do registrar mais de 1600% de aumento nos alertas sobre fake news, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai intensificar o combate às notícias falsas até o fim do segundo turno das eleições, que será realizado no dia 30 de outubro.
De acordo com dados do TSE, foram mais de 12.500 casos de suspeita de desinformação que foram encaminhadas para as plataformas digitais. Nas eleições municipais de 2020, o Tribunal apurou cerca de 725 casos graves.
A partir do início do segundo turno das eleições, mais de 5.800 registros foram feitos, o que resulta em cerca de 500 denúncias por dia.
Desde junho deste ano, foram mais de 22 mil denúncias feitas para a corte, o que fez com que o TSE editasse uma resolução que permite que o material possa ser retirado do ar sem a necessidade de múltiplos processos judiciais.
De acordo com o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, além de aumentar a quantidade de notícias falsas, elas também ficaram ainda mais agressivas em relação ao primeiro turno.
Para combater o problema, a área técnica do Tribunal vai filtrar e avaliar o material suspeito, para depois encaminhar para as plataformas digitais, que decidem se retiram, ou não, de acordo com as normas internas.